Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?

Escrito por contributing writer | Traduzido por bruno seixas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?
Mapa da Europa durante a guerra (http://www.mapsofworld.com/world-maps/image/world%20war-1.jpg)

A Primeira Guerra Mundial estremeceu o mundo entre 28 de junho de 1914 e 11 de novembro de 1918. A luta foi travada através da Europa, África, China e ilhas do pacífico. A Europa estava divida em dois grandes grupos - A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança. A Tríplice Entente englobava o império do Reino Unido e da Russia, além da França, Canada, Itália, Austrália, o império do Japão, os Estados Unidos e Portugal. A Tríplice Aliança abrangia a Alemanha, Hungria, Turquia e Bulgária. A Tríplice Entente foi bem-sucedida durante guerra. Foi declarado o fim da guerra com a assinatura do Tratado de Versalhes. Isso resultou no fim de vários impérios envolvidos e a fundação da Liga das Nações. Há quatro causas principais para a Primeira Guerra Mundial.

Outras pessoas estão lendo

1ª Causa - Alianças

A estrutura de alianças secretas tornou-se predominante na Europa, que por natureza era muito política. Isso aconteceu desde o fim da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871). Desde então, o continente europeu foi fragmentado em dois lados opostos. Como havia vários acordos de segurança e defesa compartilhados, quase todo país da Europa estava envolvido na grande guerra quando ela aconteceu. Essas alianças forçaram os países a apoiarem seus aliados, concordando ou não com a política deles. Essas alianças levaram a muita desconfiança e suspeita.

2ª Causa - Disputa por colônias

Hostilidade e agressividade internacional foram outra causa principal. Muitos países europeus estavam obcecados em adquirir mais e mais colônias. Elas estavam sendo estabelecidas na África e Ásia. Divergências e tensões surgiram e os países discordavam intensamente uns com os outros.

3ª Causa - Militarismo

Como se já estivessem se preparando para uma grande guerra, todos os países estavam envolvidos na construção de grandes e potentes armadas e exércitos. Os oficiais militares que eles desenvolveram e prepararam eram extremamente profissionais e autoritários em sua natureza e aparência. Eles estavam aptos a controlar os civis. Cada país tinha planos completos e concretos para mobilizar sua força militar na eventualidade de uma guerra. O fato de cada país estar secretamente se preparando para a guerra foi causa de hostilidade.

5º Causa - Nacionalismo

Durante essa época, o sentimento de nacionalismo era fortemente predominante pela Europa. Esse sentimento gerou repulsa e ódio de uma país pelo outro. Grupos fascistas eram criados a todo momento. Textos e discursos nacionalistas eram usados para mostrar superioridade nacional. O herdeiro do trono Austro-Húngaro foi assassinado em Sarajevo. Para a Tríplice Aliança, esse ato foi um sinal de envolvimento sérvio. Foi dado à Sérvia um ultimato que incluía dez reivindicações que visavam enfraquecer a nação. Quando a Sérvia acatou apenas a oito exigências, o império Austro-Húngaro declarou guerra a ela. Um por um, cada país da Europa começou a apoiar seus aliados e isso causou quase que instantaneamente a Primeira Grande Guerra.

Conclusão

A Primeira Guerra Mundial levou à destruição em massa, incluindo a perda de milhares de vidas e a despesa de grandes quantidades de dinheiro. Ela foi vista como a "guerra para acabar com todas as guerras", mas infelizmente, esse não foi o caso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível