Mais
×

Quais foram os principais pontos do pacto nazi-soviético?

Atualizado em 17 abril, 2017

Alguns dias antes do início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha de Adolph Hitler fez um pacto com União Soviética de Joseph Stalin. A Segunda Guerra iniciou-se em 1939, quando Hitler invadiu a Polônia, que resistiu juntamente com a França e a Inglaterra. Hitler queria um acordo com a União Soviética para evitar a guerra em duas frentes e Stalin queria prevenir uma futura expansão nazista em seu território

O pacto Nazi-Soviético foi assinado em 23 agosto de 1939 em Moscou (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não agressão

Na parte pública do pacto, a Alemanha e a União Soviética concordaram em não atacar uma a outra e também concordaram que não apoiariam outros países que as atacassem. Isso foi importante porque a Alemanha tinha planejado invadir a Polônia e depois atacar a Inglaterra e a França, e não queria enfrentar outra guerra com os soviéticos em sua frente oriental. Os países concordaram que o pacto iria durar 10 anos e que seria prorrogado no final deste prazo, a menos que um dos países decidisse encerrá-lo.

Comunicação

Ambos os países concordaram em se comunicar sobre questões que os impactassem durante a vigência do pacto. Se qualquer divergência surgisse, os dois concordaram em resolvê-la por meio de negociação ou arbitragem. Este foi mais um mandato público do pacto.

Protocolos secretos

Além dos termos públicos do pacto, os soviéticos e nazistas fizeram um acordo secreto que foi assinado no mesmo dia que o pacto público. O acordo secreto dividia a Europa Oriental em territórios soviéticos e alemães. Os países concordaram que partes da Polônia e toda a Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia iria para os soviéticos e o resto da Europa Oriental iria para os nazistas. Acordos secretos mais tarde esclareceram e modificaram um pouco essas divisões da Europa Oriental. Os soviéticos negaram a existência desses acordos secretos até 1989.

Consequência

Poucos dias após o pacto ter sido assinado, a Segunda Guerra Mundial começou. Alemanha e União Soviética invadiram a Polônia pelo leste e oeste no início de setembro. A Polônia caiu logo após as invasões e o controle de seu território foi dividido entre ambos os países. Por fim, o pacto durou menos que dois anos. Nos meses seguintes, a Alemanha invadiu grande parte da Europa Ocidental e Central, e invadiu a URSS sem aviso em 22 de junho de 1941. A União Soviética se juntou à força de oposição, os aliados, logo depois. Os aliados derrotaram a Alemanha nazista em 1945.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article