Quais são os formatos de arquivo utilizados pelo Inkscape?

Escrito por amber viescas | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os formatos de arquivo utilizados pelo Inkscape?
Programas de gráficos vetoriais são ideais na criação de diagramas simples e de aparência profissional (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O Inkscape é um programa de gráficos vetoriais que gera arquivos onde são armazenadas informações dos componentes que constroem um gráfico, ao invés de gravar as informações de cada pixel. O principal formato utilizado pelo Inkscape é o SVG, sigla para Gráficos Vetoriais Escaláveis (Scalable Vector Graphics, em inglês). É um formato que representa os componentes de gráficos vetoriais como texto. A maioria dos navegadores, com exceção do Internet Explorer, podem abrir arquivos SVG. O Inkscape também pode ler e exportar imagens em formato bitmap.

Outras pessoas estão lendo

SVG

Gráficos Vetoriais Escaláveis se referem a uma família de gráficos vetoriais baseados em XML. São baseados num padrão aberto desenvolvido pelo consórcio World Wide Web. O formato de arquivo SVG armazena todas as informações sobre os objetos em um arquivo no formato XML, que é baseado em texto e faz uso de etiquetas e notações de atributos para gravar a informação sobre o objeto. Quando o programa ou navegador abre o arquivo SVG, os resultados podem ser ampliados sem que ocorra pixelização, um efeito negativo quando se usa o formato de imagem bitmap.

PNG

O Inkscape pode importar e exportar arquivos no formato PNG, sigla para Gráficos Portáteis para Rede (Portable Network Graphics, em inglês). Estes arquivos usam compressão sem perda de dados e conseguem tamanhos mais reduzidos de arquivo do que o formato bitmap sem compressão, onde também não há perda de dados da imagem. O formato PNG suporta transparências totais e parciais, assim como os arquivos do Inkscape, tornando-os o formato ideal para exportação. Ao converter um arquivo de gráfico vetorial para o formato PNG, o artista pode selecionar o trabalho completo ou parte dele para exportação.

Outros vetores

O Inkscape pode importar outros arquivos de imagem vetorial como implementações alternativas do SVG a partir de outros programas. Ele também pode reconhecer formatos de arquivos proprietários de outros programas de gráficos, como os arquivos do Adobe Illustrator. Formatos do CorelDraw também são suportados pelo Inkscape, assim como outros componentes de programas que não são para desenho, como o AutoCad e WordPerfect. O Inkscape também pode importar objetos vetoriais de gradiente do GIMP e, finalmente, o Inkscape pode importar meta-arquivos como os do Windows. Eles contêm elementos vetoriais e de bitmap.

Outros bitmaps

Embora não seja um programa editor de bitmap, o Inkscape pode importar formatos bitmap como imagens em JPG, GIF e imagens Bitmap do Windows. Após a importação, os designers podem aplicar filtros como o desfoque Gaussiano ou relevo de cor. De maneira alternativa, é possível converter o arquivo bitmap em uma imagem vetorial usando a ferramenta "Trace Bitmap". Isto converte a imagem bitmap em uma série de linhas ou camadas, embora isso cause defeitos na imagem caso sua qualidade seja baixa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível