×
Loading ...

Quais as fragrâncias que perfumam e deixam a sua casa fresquinha

Quem entra em uma casa perfumada logo se sente em um ambiente de bem-estar, limpeza e frescor. Não por acaso, já encontram-se à disposição várias fragrâncias, como jasmim, rosas, patchouli e lavanda, em velas, sprays, óleos essenciais e incensos. A escolha é de acordo com a preferência. Além de deixar a casa perfumada, os aromas também trazem outros benefícios. Segundo a aromaterapia, eles têm o poder de relaxar, equilibrar, aumentar a autoestima e até de funcionar como afrodisíaco. Quer saber mais sobre isso? Então conheça as principais fragrâncias, suas funções e depois escolha a mais adequada para o seu lar.

Cheirinho bom de limpeza e frescor (YelenaYemchuk/iStock/Getty Images)

Capim-limão

As fragrâncias são fabricadas a partir de óleos essenciais, flores, sementes, raízes e até cascas de árvores. O capim-limão é uma das preferidas, por seu aroma leve e fresco. Também é conhecido como capim-santo ou capim-cidreira e seu óleo essencial, com cheiro mais cítrico, é ótimo para aromatizar a sala de jantar ou de estar, locais onde a família se reúne, pois traz paz e alegria ao ambiente. Essa essência também ajuda a combater a ansiedade, a tristeza e o desânimo. Não há quem não se sinta relaxado, ao entrar em uma casa com esse aroma.

Loading...
Ambiente com cheiro de natureza (moken78/iStock/Getty Images)

Lavanda

Na Idade Média, ramos de lavanda eram queimados, para purificar os ambientes e afastar as pestes. Também conhecida como alfazema, a lavanda é usada para neutralizar energias negativas e trazer sorte e prosperidade. Tem efeito calmante e estabilizante de emoções e sua essência suave combate a depressão, fadiga e insônia (com banhos ou usando uma gota no travesseiro). Pode ser cultivada em vasos de barro, com terra aerada e sem encharcar demais. Depois é só preparar seu aromatizador caseiro, colhendo suas flores e deixando-as em uma garrafa de álcool por 20 dias.

Equilíbrio e tranquilidade em casa (Marina Lohrbach/iStock/Getty Images)

Jasmim

Com aroma adocicado, a essência de jasmim é outra fragrância indicada para ser usada em casa. Ela harmoniza e estimula a energia sexual e por isso é considerada como um afrodisíaco. Uma boa sugestão é utilizá-la no quarto, em velas aromatizantes, difusores ou borrifando sprays. Mas além dessa função, o jasmim ainda melhora a resistência física, acalma o ambiente e é antidepressivo. Outras vantagens dessa essência é estimular a autoconfiança e o otimismo, combater a apatia e ajudar a estimular a energia para os negócios. Também funciona como um antimofo para guarda-roupas e locais fechados da casa.

Antidepressivo e afrodisíaco (Ewa Brozek/Hemera/Getty Images)

Rosas

A suavidade do aroma de rosas é uma delícia na casa! As pessoas ficam mais calmas, em mais harmonia e alegria. O perfume dessa flor também melhora a qualidade do sono, deixa a autoestima elevada e ainda é afrodisíaco. Outra vantagem é que a rosa branca afasta as energias ruins do ambiente, protegendo as pessoas da casa dessas influências ruins. Essa essência funciona como estimulante da memória, ajudando a fixar as informações e lembrar detalhes passados. Aproveite para usá-la em difusores, velas, sprays ou pétalas desidratadas com gotas de óleo.

Suavidade e muitos benefícios (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Outras fragrâncias

Na hora de comprar a essência para a sua casa, entre em uma loja especializada e experimente as diversas opções. As cítricas, como o capim-limão, a tangerina, o gerânio e a verbena, sempre agradam pelo toque de frescor e limpeza. Usadas pela manhã no ambiente, até ajudam a despertar. Elas também são indicadas para os locais de reunião familiar, como a sala de jantar ou TV, pois trazem harmonia. Já as adocicadas, como a baunilha (vanila), ativam o humor e a alegria. Para locais de estudo, o alecrim melhora a concentração e acalma. Mas se bater o desânimo, a canela (que também atrai bons fluidos) ou a menta servem como estimulantes. Não deixe de experimentar cada aroma até encontrar seu preferido.

Velas decoram e perfumam (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...