Quais são as funções da arqueologia?

Escrito por dan boone | Traduzido por diego feijo cabral silva
Quais são as funções da arqueologia?

A arqueologia recupera e preserva os sistemas sociais e o seus artefatos

David Silverman/Getty Images News/Getty Images

A arqueologia é um ramo da ciência antropológica que trata dos costumes sociais, sistemas de crenças e desenvolvimento cultural da humanidade. Segundo a arqueóloga Annelise Baer, a arqueologia "contribui para o conhecimento e a compreensão não apenas dos povos antigos, mas de todos as pessoas que nos antecederam". As funções da arqueologia são reveladas através do seu processo de exploração.

Outras pessoas estão lendo

Estudo sistemático da vida humana

A arqueologia é uma ciência com padrões, princípios de ética e disciplinas profissionais. Os três principais tipos de arqueologia incluem o estudo de culturas e sociedades, exploração subaquática e recuperação urbana em áreas de escavação. As buscas arqueológicas nos ajudam a aprender sobe a história humana, sua linguagem, artes, guerras e o seu impacto no ambiente. O geoarqueólogo Dr. William Monaghan, da Universidade de Indiana, afirma que o estudo da arqueologia também deve levar em consideração a "ecologia cultural" e a relação dos seres humanos com a paisagem, de forma que as espécies humanas possam sobreviver através da preservação dos recursos globais.

Levantamento e recuperação da cultura material

A principal função dos arqueólogos é determinar um local para o levantamento e a recuperação de evidências pertencentes a culturas anteriores. Essa evidência, conhecida como "cultura material", inclui muitas coisas fabricadas e usadas pelas pessoas. Os estudos da cultura material abrangem análise de tecnologia, organização social, história e religião. Isso resulta no cruzamento da arqueologia com ciências relacionadas, como geologia, química, sociologia, psicologia e zoologia.

Exame e classificação da evidência material

Depois que o sítio arqueológico foi escolhido e as equipes de especialistas contratadas, tem início um meticuloso desenterramento de artefatos. Todos os artefatos encontrados devem ser cuidadosamente rotulados, numerados e classificados para que uma análise posterior possa determinar a sua origem e o seu significado, possibilitando que os arqueólogos reconstruam toda a dinâmica de uma cultura antiga.

Preservação da evidência material

A preservação da evidência material é considerada uma função crucial e uma importante prática ética pelos arqueólogos. Depois que os artefatos tiverem sido minuciosamente rotulados e catalogados, métodos científicos de preservação devem ser empregados, de forma que nenhuma evidência seja danificada ou profanada. Novas tecnologias de preservação estão em constante desenvolvimento para melhor preservar os diferentes tipos de artefatos materiais.

Educação pública

Esta função, também conhecida como "arqueologia pública", educa o público a respeito da importância da arqueologia. Ela também visa gerar uma conscientização dos danos que podem ser causados pelo desenvolvimento imprudente e pelos furtos arqueológicos. A educação pública inclui programas de apoio comunitário através de palestras, filmes e exposições especiais curadas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media