×
Loading ...

Quais as funções de um caixa eletrônico?

Atualizado em 23 março, 2017

Os caixas eletrônicos, usados pelos bancos e seus clientes para diferentes finalidades, foi patenteado em 1939 e, inicialmente, falhou devido às limitações das suas funcionalidades. Algo parecido ao que temos hoje surgiu em Londres, em 1967, introduzindo uma nova era de comodidade bancária. As funções dos caixas eletrônicos incluem:

Caixas eletrônicos funcionam além do expediente bancário (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Saques

Possivelmente, os saques sejam a função mais usada dos caixas eletrônicos, e podem ser feitos da conta corrente ou poupança do cliente.

Loading...
A maneira mais fácil de sacar dinheiro (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Depósitos

Da mesma forma, a maioria dos caixas eletrônicos realizam depósitos tanto na conta corrente quanto na poupança. Para efetuá-los, o dinheiro ou cheque deve ser colocado em envelopes e, às vezes, é necessário o uso do cartão do banco.

Depósitos via caixa eletrônico: facilidade e rapidez (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Extratos e Saldos

Outra função do caixa eletrônico é a possibilidade de checar o saldo ou extrato da conta corrente ou poupança, e imprimi-los para consulta futura.

Extratos e saldos podem ser impressos para consulta futura (Creatas/Creatas/Getty Images)

Transferência entre contas

A transferência entre contas é bem usada por aqueles que possuem mais de uma conta, pois serve para mover os fundos de uma (conta corrente, por exemplo) para outra (poupança).

Transferência entre contas do mesmo banco são livres de taxas (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Compra de selos postais

Um dos serviços dos caixas eletrônicos que vêm se popularizando atualmente, é a compra de selos postais. Embora tal funcionalidade não esteja disponível em todos eles, existe a possibilidade de expansão devido a sua demanda.

Até selos postais podem ser comprados nos caixas eletrônicos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...
Loading ...
Loading ...