Quais são as funções de um CEO?

Escrito por chanel adams | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as funções de um CEO?
Os CEOs devem liderar uma empresa ou organização (you're fired image by Lisa Turay from Fotolia.com)

Diretores executivos, ou CEOs (do inglês, Chief Executive Officer), são líderes de empresas. Ele formulam políticas e dirigem operações relacionadas a seus negócios, corporação, organização ou instituição. Um CEO delega geralmente algumas de suas responsabilidades, mas continuam responsáveis pela fiscalização das atividades. Com grau de bacharel ou mestre, os CEOs ganhavam, nos EUA, por exemplo, de $62.900,00 a $137,020 anuais (cerca de R$134.540,00 e R$297.333,00 respectivamente) no período de maio de 2008, de acordo com o site americano do departamento do trabalho do Estados Unidos.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvendo os objetivos da empresa

Um CEO é o responsável por determinar os objetivos para a organização e direcionar o progresso em direção a esses objetivos. Por muitas vezes o CEO se reúne com o time de gerência sênior para discutir objetivos, mas ultimamente tem sido o CEO quem decide a direção da companhia, determinando mercados específicos, observando competidores e decidindo como a empresa se sobressairá.

Construindo um time

O CEO tem a responsabilidade de demitir, contratar e liderar o time de gerência sênior, que por sua vez demitirá, contratará e liderará o restante da empresa ou organização. O CEO resolve diferenças entre membros do time sênior. Ele também define os valores da empresa e a cultura organizacional.

Ajustando orçamentos

Além de criar o plano de negócios, o CEO também cria e gerencia o orçamento. Normalmente, ele examina os orçamentos submetidos pelas divisões dentro da empresa, decidindo quais projetos serão financiados e em qual nível, e onde devem ser feitos cortes. Conhecimentos sobre finanças são importantes para tais decisões e tarefas.

Funções em relações públicas

Os CEOs também têm um papel de relações públicas, porque eles, normalmente, são a face pública da empresa. Eles se reúnem com clientes importantes e em potenciais, assim como outras pessoas que são importantes para a empresa, incluindo, mídia, investidores, conselheiros e legisladores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível