Mais
×

Quais são as funções dos componentes de um motor elétrico?

Atualizado em 17 abril, 2017

Um motor elétrico usa a força dos campos magnéticos para converter a eletricidade em movimento. Esses dispositivos simples possuem apenas alguns componentes, de forma que qualquer pessoa pode construir um.

Componentes isolados de um motor (Yuriy Chaban/iStock/Getty Images)

Componentes

Os componentes de um motor elétrico de CC básico são um ímã gerador de campo (um ímã usado para criar o campo magnético), um comutador (um anel segmentado), contatos especiais chamados de escovas, um eixo e uma armação de metal. O eixo segura a armação e o comutador, enquanto que uma bobina de fio é enrolada na armação, formando um ou mais eletromagnetos com ela como o núcleo.

Visão de perto de um motor elétrico (lvdesign77/iStock/Getty Images)

Campos magnéticos

O ímã gerador de campo (geralmente um permanente para economizar energia) cria um campo magnético constante com polaridade fixa. Quando uma corrente elétrica passa pela bobina de fio, um campo eletromagnético é gerado ao redor da armação.

Ilustração de um motor elétrico (nabihariahi/iStock/Getty Images)

Operação

O campo criado pelo ímã empurra a armação ao redor em círculo enquanto o comutador e as escovas mudam a direção da corrente para evitar que o campo eletromagnético mude de direção conforme ele roda para que não oscile ao invés de girar.

Eixos (scanrail/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article