Quais são as funções de uma estrutura organizacional?

A estrutura organizacional define a hierarquia da empresa

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A estrutura organizacional define as linhas de autoridade, relações de supervisão, agrupamento de empregados e fluxo de trabalho operacional de uma empresa. Uma série de fatores vitais de sucesso, incluindo a cultura do local de trabalho e eficiência operacional, são diretamente influenciadas pela estrutura organizacional. Uma estrutura eficaz e bem desenhada é importante para o sucesso de qualquer empresa.

Hierarquia da empresa

A função mais fundamental da estrutura organizacional é a definição de ramos de autoridade dentro de uma empresa. A Hierarquia da empresa pode ser relativamente alta, com muitas camadas de administração, ou relativamente plana, com grande número de funcionários subordinados a um pequeno número de supervisores. Uma hierarquia não é necessariamente melhor do que outra; diferentes estruturas hierárquicas trabalham em diferentes situações. Por exemplo, as indústrias altamente criativas, tais como as de desenvolvimento de software, tendem a se beneficiar mais com hierarquias planas, enquanto que as ocupações leves com alta rotatividade, como nos restaurantes, tendem a se beneficiar de uma estrutura mais alta.

Tomando decisões

A autoridade de tomada de decisão é influenciada pela estrutura organizacional. Em estruturas descentralizadas, os funcionários da linha de frente são frequentemente capacitados para fazerem decisões imediatamente para atender às necessidades dos clientes. Um exemplo disso é o funcionário da loja de roupas que é capaz de oferecer um reembolso ou troca, sem autorização da administração. Em estruturas centralizadas, Funcionários de baixo nível passam informações importantes para os gestores, que tomam a maioria das decisões.

Grupos de trabalho e departamentos

De acordo com uma página da Web da Universidade "Lamar", a estrutura organizacional determina os agrupamentos físicos de funcionários com funções diversas. Em uma estrutura funcional, os funcionários são agrupados com base no tipo de trabalho que fazem. Um exemplo disso é um departamento de contabilidade ou de marketing. Os grupos de estrutura do produto contratam de acordo com uma linha de um produto específico. Neste caso, os representantes de marketing, contabilidade, produção e recursos humanos, por exemplo, estão agrupados em uma linha de trabalho de produto única. Em uma estrutura de mercado ou estrutura geográfica, os funcionários de diversas áreas funcionais são agrupados de acordo com o mercado específico que servem.

Avanço de carreira

Uma estrutura organizacional bem definida pode servir para orientar os planos de progressão individual dos funcionários na carreira. Com camadas claras de autoridade, a hierarquia da empresa pode servir como um mapa de progressão de carreira, com novas responsabilidades e maior remuneração em cada nível. Algumas empresas até mesmo criam um plano de progressão formal para orientar os funcionários que estão sendo contratados até a alta gerência através de anos de serviços notáveis.

Cultura organizacional

De acordo com a Organizational Culture, a cultura de uma empresa é altamente influenciada por sua cultura organizacional. As empresas com mais hierarquias planas, e mais autoridades para tomada de decisão, tendem a incentivar uma cultura em que os funcionários se sintam livres para experimentar e crescer. As organizações fortemente burocráticas tendem a sufocar a criatividade da maioria dos colaboradores, incentivando uma cultura de trabalho estagnado e autocrático.

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