Quais são as funções do tecido vascular em plantas?

Escrito por john brennan | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as funções do tecido vascular em plantas?
Tecidos vasculares transportam água e nutrientes entre as partes da planta (Plants image by Degitail Imaging from Fotolia.com)

Cerca de 93 % das espécies de plantas são vasculares, o que significa que elas possuem tecidos especializados que agem para transportar várias substâncias, tanto das raízes para as folhas quanto das folhas para outras partes. Tanto as plantas lenhosas, como árvores, quanto as não lenhosas, como flores, possuem tecidos vasculares. Hepáticas, Anthocerotophytas e musgos não possuem sistemas de transporte extensivos, então são chamadas de plantas avasculares. Plantas vasculares possuem dois tipos de tecidos vasculares -- xilema e floema -- com três funções principais.

Outras pessoas estão lendo

Transporte de água

As células das folhas perdem água pela transpiração, a difusão de vapor de água através dos poros ou estômatos na parte inferior da folha. Elas também precisam de elementos que não podem obter da atmosfera, como nitrogênio fósforo e magnésio. As raízes das plantas extraem tanto água quanto nutrientes do solo. O xilema transporta esses componentes pelo caule ou tronco até as folhas. O transporte pelo xilema é totalmente passivo -- nada "bombeia" a água. Conforme as folhas perdem água pelos estômatos, elas passivamente sugam mais água dos tecido próximos, que sugam dos tecidos mais abaixo e assim por diante até que a água seja puxada das raízes.

Suporte

O xilema também ajuda a dar um suporte mecânico à planta e mantê-la em pé contra a força da gravidade. Cada tubo do xilema é feito pela sobreposição de células tubulares vivas apoiadas em células mortas cujas extremidades se fundiram. Esses tubos externos são endurecidos com lignina, uma fibra resistente que os ajuda a dar suporte ao caule. Em árvores e outras plantas lenhosas, a divisão celular adiciona novas camadas ao tubos do xilema regularmente; as camadas mais interiores ou mais velhas deixam de transportar água, mas continuam a dar suporte à estrutura. A madeira em uma árvore é basicamente xilema, como é possível observar pelos anéis usados para calcular a idade da planta.

Transporte de alimento e comunicação

As células das folhas produzem o açúcar que as células da planta precisam para fazer compostos como aminoácidos, os blocos fundamentais das proteínas. Elas o produzem pela fotossíntese, usando energia luminosa. Células no caule e nas raízes da planta, entretanto, não fazem fotossíntese, então elas precisam ter acesso ao açúcar produzido pelas folhas. O floema transporta uma solução grossa chamada de seiva, contendo açúcares como sacarose e outros nutrientes, desde as folhas às demais partes da planta. Em árvores, o floema é encontrado na camada mais interna da casca. Ele também transporta certos hormônios (mensageiros químicos) na seiva. Por exemplo, se um galho detecta uma infecção, suas células secretam hormônios que ativam a resposta imune para impedir que a doença se espalhe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível