on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os ingredientes da acetona?

Atualizado em 23 março, 2017

A acetona pertence ao grupo de moléculas orgânicas conhecidas popularmente como cetonas ou alcanonas. Seu nome correto é propanona, mas, às vezes, ela é chamada também de 2-propanona. A acetona é constituída por elementos químicos. Sua composição molecular é C3H6O e a fórmula estrutural condensada é OC(CH3)2. Isso quer dizer que ela é feita de uma combinação de carbono, hidrogênio e oxigênio.

A acetona é um ingrediente comum em produtos para remover esmalte (Comstock/Comstock/Getty Images)

Carbono

O carbono está localizado na tabela periódica dos elementos sob o símbolo "C". Ele pode ser encontrado na natureza na forma amorfa, no grafite e em diamantes. Ele também faz parte da composição do dióxido de carbono, podendo ser encontrado no calcário, ferro e magnésio. Por ser prevalente na natureza, o acesso ao carbono é fácil, de modo que ele é usado na fabricação de diversos produtos além da acetona, como petróleo e gás natural.

Loading...

Hidrogênio

O hidrogênio não só é o gás mais leve, mas o elemento mais leve de forma geral. Ele é representado pela letra "H" na tabela periódica. O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, constituindo cerca de 90% do seu peso. Ele é encontrado na água, que é encontrada em todos os compostos orgânicos. Além disso, o hidrogênio é inflamável, qualidade que empresta à acetona. Ao entrar em combustão, ele produz água em vez de poluição e resíduos, como acontece com os combustíveis fósseis.

Oxigênio

O oxigênio é representado na tabela periódica pelo símbolo "O". Ele é o terceiro elemento mais abundante encontrado no sol, além de constituir cerca de 1/5 da atmosfera da Terra. Esse elemento pode ser visto também em outras áreas, já que ele compõem 2/3 do corpo humano e 9/10 da água. Ele pode se apresentar em estado líquido ou gasoso e é incolor, inodoro e insípido.

Propriedades da acetona

A acetona é incolor, altamente inflamável e é também um ótimo solvente. Ela é capaz de dissolver a maioria dos produtos plásticos e sintéticos, além de ser usada em produtos domésticos comuns como removedores de esmalte de unha, solventes para tintas e removedores de supercola. Uma pessoa não deve inalar os gases emitidos por este composto por muito tempo, pois isso causará irritações nos olhos e garganta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...