Quais insetos deixam serragem sob os móveis?

Escrito por june farquhar | Traduzido por cibele pissi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais insetos deixam serragem sob os móveis?
Serragem embaixo dos móveis pode indicar infestação de insetos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Serragem embaixo dos móveis geralmente indica que insetos esfomeados estão por ali se alimentando. Existem muitos insetos que danificam a madeira e o estrago que eles causam é diferente, dependendo da região e do clima. Cupins subterrâneos e de madeira, por exemplo, são um problema maior em climas mais quentes. Se você estiver em uma região mais fria, provavelmente deverá preocupar-se com a formiga carpinteira. Em áreas costais em que o clima é mais úmido, insetos xilófagos serão os culpados.

Outras pessoas estão lendo

Cupim

O cupim costuma ser o primeiro inseto a vir na nossa cabeça quando pensamos em móveis de madeira danificados. Cupins costumam deixar um pó de serragem sob o móvel, mas outras evidências de infestação incluem quedas de insetos e buracos nos móveis. Esses pequenos insetos constroem colônias dentro da madeira e vão comendo as fibras dela, fazendo com que os danos não sejam vistos logo de cara. E, quando você descobre, a situação já está bem complicada. Eles costumam atacar madeiras mais macias. Embora cupins possam aparecer em diversos climas, eles são especialmente encontrados em climas tropicais.

Formiga carpinteira

Formigas carpinteiras não causam tanto estrago quanto os cupins, mas se elas forem deixadas por um longo tempo em ação, podem destruir bastante madeira. As formigas não a comem como alguns insetos fazem, mas elas cavam para construir o lar delas. Evidências de infestação da formiga carpinteira são serragens sob os móveis e dejetos das formigas. As raspas de madeira irão conter partes dos insetos. As formigas carpinteiras são preto avermelhadas e constroem seu ninho em cavidades acima do solo. Os ninhos não possuem buracos de emergência, mas as formigas entram e saem da colônia para buscar comida e água.

Caruncho exótico da madeira

São dois os carunhos que danificam a madeira: Lyctid e Anobiid. São as larvas desses insetos que perfuram a madeira e alimentam-se do amido presente nela. Ambos são insetos pequenos e de coloração preto avermelhada, mas possuem muitas diferenças. A cabeça do Lyctid é visível olhando de cima, a do Anobiid não. O Lyctid destrói madeiras maciças, como as do piso, móveis e gabinetes; o Anobiid destrói madeiras mais macias e é especialmente ativo em climas úmidos. Evidência da presença dos dois é uma poeira fina. O Lyctid deixa grãos que se parecem com poeira enquanto o Anobiid deixa um pó mais arenoso.

Insetos xilófagos

De cabeça arredondada ou cabeça chata, os insetos xilófagos são diferenciados pelos buracos que fazem: o primeiro faz buracos circulares a ovais e o segundo achatados a ovais. A serragem deixada pelos insetos podem ser finas ou arenosas. O caruncho de cabeça arredondada possui também cabeça em forma de cápsula, enquanto a larva do caruncho de cabeça chata possui uma área mais achatada atrás da cabeça. Ambos comem madeira maciça e macia. Nenhum deles costuma infestar madeira antiga ou que já foi infestada antes, então, os danos são limitados apenas a primeira geração. A próxima geração irá mudar-se e infestar algum objeto de madeira que nunca tenha sido atacado. Os insetos também são diferentes em suas aparências. O de cabeça redonda possui longas antenas e é colorido. O de cabeça achatada possui coloração metálica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível