Quais instrumentos são usados no hip-hop

Escrito por jacob workman | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais instrumentos são usados no hip-hop
"Drum machine"

Outrora considerado uma moda passageira como a disco ou a new-wave, o hip-hop passou pela prova do tempo e se tornou uma peça-chave da música moderna. Para os produtores musicais iniciantes, é o estilo mais fácil de criar em termos de instrumentação: o básico é composto por três ou quatro instrumentos, apenas.

Outras pessoas estão lendo

História

Entender a instrumentalização do hip-hop significa que você primeiro deve compreender sua origem.

O hip-hop é geralmente aceito como tendo origem no Bronx através do DJ Kool Herc (Clive Campbell), da Jamaica.

Mais conhecido como uma cultura do que um estilo musical, o termo é usado para definir ambos, a cultura e a música, que é o rap. A pessoa creditada não oficialmente como tendo inventado o termo "hip-hop" é Afrika Bambaata, um dos pioneiros do estilo e conhecido como o "Padrinho do Hip-Hop".

Desde seu nascimento, o hip-hop sempre foi um som rústico e das ruas, focando-se bastante na batida e no ritmo emprestados de diversos gêneros musicais diferentes. Embora tenha evoluído através do tempo em diversas vertentes, algumas coisas permaneceram consistentes em termos de som e instrumentação de estúdio.

Batida

No coração do hip-hop está a batida. Não é qualquer batida, mas uma onde o bumbo é afinado baixo e é batido com força. Algumas das baterias eletrônicas ("drum machines") mais populares são os clássicos Roland TR-808, TR-909, e o E-MU Mo Phatt. Existem também baterias de computador, como o Native Instruments Battery e o BFD da FXpansion. Cada um possui uma série de sons de bateria e percussão que podem ser alterados.

Quais instrumentos são usados no hip-hop
"Drum machine"

Samplers

Não se discorda que o hip-hop estaria incompleto sem o sampler. Sampling, ou a arte (sim, considera-se arte) de gravar uma "amostra" de um disco antigo ou som gravado ao vivo para uso em uma canção, vem sendo a principal característica da música hip-hop. Atualmente, os criadores de batidas têm a opção de comprar CDs lotados de diversos sons que podem ser carregados nos samplers e modificados de maneiras quase incalculáveis.

O precursor de todos é o Akai MPC, atualmente na versão 5000. Há também o virtual Emulator X, da E-MU.

Quais instrumentos são usados no hip-hop
Sampler

Sintetizador

Boa parte do rap popular usa um sintetizador para as partes de baixo e de som principal, assim como outros sons, como instrumentos de sopro e efeitos sonoros. Não há uma regra de dificuldade, é apenas questão de gosto. Salt-N-Pepa usaram um teclado Casio CZ-101, no hit "Push It", um modelo popular facilmente encontrado. Qualquer coisa serve.

Muitos produtores de rap usam mais de um sintetizador, com modelos mais antigos se tornando populares novamente, como o MiniMoog, OSCar e o Roland Juno 106. Algumas das versões modernas mais populares são o Roland Fantom, Yamaha Motif e o Korg Triton.

Quais instrumentos são usados no hip-hop
Sintetizador

Microfones

Embora não seja considerado um instrumento propriamente dito, escolher o microfone correto é muito importante para obter os trejeitos de voz de um MC (o cantor de rap).

O popular Neumann U87 é o microfone mais usado, embora seja caro, assim como o AKG C414 ou o Blue Blueberry. No entanto, há alguns microfones bons e baratos, como o MXL 67i ou o Studio Projects C1. Sugere-se mais de um microfone pronto para vozes diferentes, se puder comprá-los.

Quais instrumentos são usados no hip-hop
Microfone

Considerações

Além do equipamento principal, existem periféricos necessários para fazer tudo funcionar: área de trabalho de áudio digital, pré-amplificidador de microfone e os cabos dos equipamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível