Mais
×

Quais invenções foram criadas em 1999?

Em 1999, o último ano de um século muito criativo, as pessoas estavam preocupadas com o Bug do Milênio e se preparando para entrar em 2000. Enquanto a Barbie comemorava 40 anos e a população mundial passava de seis bilhões, as mentes criativas e importantes da época criavam coisas bastante interessantes.

O Blackberry foi inventado em 1999 (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O Blackberry

O Blackberry 850 foi lançado em 1999. Era um tipo de agenda eletrônica com capacidade de e-mail (também conhecida como PDA, ou assistente pessoal digital, em inglês), movida por duas baterias AA. Embora o uso de celular não fosse tão comum na época, esse aparelho oferecia vários recursos para negócios como acesso de dados corporativos, agenda, calendário, pager e Internet sem fio.

Celular (Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images)

Bluetooth

O Bluetooth 1.0 foi introduzido em 1999. Ele foi concebido para permitir que pequenos dispositivos eletrônicos se comunicassem sem fio. Até que o Bluetooth fosse inventado, celulares, computadores e PDAs tinham que ser conectados com fones de ouvido com fios. Porém, a versão 1.0 não era livre de problemas, e muitos usuários tiveram dificuldades em sincronizar seus aparelhos com o sistema.

Bluetooth (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

iBook

A Macintosh lançou o iBook para oferecer um computador portátil que estivesse mais próximo do consumidor. Seu formato era de uma concha com exterior de plástico resistente e com as bordas de borracha. De acordo com o applegazette.com, o iBook foi o primeiro computador vendido mundialmente a ter uma rede wireless interna. Ele estava disponível em duas versões coloridas e alegres: azul e branco, ou laranja e branco.

iBook (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Napster

O Napster foi criado por um aluno que largou a universidade chamado Shawn Fanning. Esse programa online permitia aos usuários compartilhar e trocar arquivos usando um servidor central. O programa de compartilhamento de arquivos que ele criou causou a fúria da indústria fonográfica, até que a Recording Industry of America processou o Napster por infringir a lei de direitos autorais.

Napster (Paul Hawthorne/Getty Images Entertainment/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article