Quais itens domésticos têm ácido clorídrico?

Escrito por john brennan | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais itens domésticos têm ácido clorídrico?
Alguns agentes de limpeza domésticos contêm ácido clorídrico (Comstock/Comstock/Getty Images)

O ácido clorídrico é um ácido forte, o que significa que se dissocia quase completamente em água, para produzir íons de hidrônios (H3O+) e íons de cloreto (Cl-). Já que é um ácido forte, tem um efeito significativo sobre o pH de uma solução. Consequentemente, o ácido clorídrico é corrosivo e pode causar queimaduras graves se entrar em contato com os olhos ou com a pele. No entanto, é também um produto químico industrial muito útil encontrado em um certo número de itens domésticos.

Outras pessoas estão lendo

Produtos de limpeza de azulejo

Alguns produtos de limpeza de azulejo, especialmente as marcas mais fortes ​​disponíveis em algumas lojas de ferragens ou de artigos para casa, contêm ácido clorídrico. Esse ingrediente atua para ajudar a dissolver escamação e outros detritos na superfície do azulejo, o que facilita para remover manchas mais difíceis. Infelizmente, ele também pode fazer com que esses produtos se tornem corrosivos e criar gases irritantes ou desagradáveis. O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido clorídrico, dessa forma, ele pode ajudar na limpeza de derramamentos. Muitas vezes, no entanto, existem outros ingredientes que não podem ser simplesmente neutralizados, portanto, siga as instruções do fabricante se for limpar um derramamento.

Quais itens domésticos têm ácido clorídrico?
Homem limpando banheira (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Produtos de limpeza de vaso sanitário

Alguns produtos de limpeza de vaso sanitário também contêm ácido clorídrico, tendo o mesmo motivo do produto de limpeza de azulejo – ele ajuda a dissolver alguns tipos de manchas muito resistentes como depósitos minerais, ferrugem e escamação. A concentração de ácido clorídrico – e, consequentemente, o pH da solução – varia dependendo do produto, portanto, alguns são mais fortes e mais corrosivos do que outros. Assim como ocorre com os produtos de limpeza de azulejos, no entanto, é importante seguir as instruções do fabricante quando trabalhar com esses produtos, para garantir a sua própria segurança.

Quais itens domésticos têm ácido clorídrico?
Homem limpando vaso sanitário (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Produtos químicos de piscina

O ácido clorídrico é um produto químico comum de piscina, muitas vezes vendido sob o nome de ácido muriático. Caso o pH da sua piscina esteja muito alto, adicionar pequenas quantidades de ácido clorídrico à ela aumenta a concentração de íons de hidrogênio, reduzindo o pH. É importante observar as precauções de segurança quando trabalhar com ácido muriático, pois ele pode causar sérias queimaduras se manejado de forma descuidada.

Quais itens domésticos têm ácido clorídrico?
Homem limpando piscina (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Mamíferos

Os seus animais de estimação, seus filhos e seu companheiro também têm ácido clorídrico em seus corpos. As células parietais das glândulas gástricas do estômago do mamífero secretam íons de hidrogênio e de cloreto separadamente. Esse ambiente altamente ácido ajuda na digestão e a ativa uma enzima chamada pepsina, que decompõe ligações dentro de proteínas do alimento que você come. No entanto, não é preciso se preocupar, o revestimento mucoso do estômago o protege de ser queimado por seu próprio suco digestivo. Contudo, uma úlcera pode significar que a mucosa estomacal foi corroída, o que danifica seu estômago – da mesma forma que o ácido muriático é prejudicial para a sua pele.

Quais itens domésticos têm ácido clorídrico?
Família com cachorro (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível