Quais lançamentos podem zerar um balanço contábil?

Escrito por calla hummel | Traduzido por rodolfo ventura
Quais lançamentos podem zerar um balanço contábil?

As empresas usam seus registros financeiros para construir o balanço contábil

Comstock/Comstock/Getty Images

O balanço contábil possui três partes: o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Lançamentos no ativo são sempre positivos, pois eles representam coisas de valor que uma empresa possui. Já os laçamento no passivo são negativos, pois esta conta representa débitos e obrigações que uma empresa deve pagar. Assim, na contabilidade, os ativos deveriam ser iguais aos passivos, do mesmo modo como aos débitos devem corresponder um crédito, de acordo com a teoria contábil do método das paridas dobradas. Quando a soma dos ativos e passivos difere de zero, a diferença vai para a conta de patrimônio líquido.

Outras pessoas estão lendo

O Balanço

Comstock/Comstock/Getty Images

Na teoria da contabilidade, para todo débito há um crédito e as somas de todas estas transações devem ser iguais. O mesmo deve ser aplicado para o balanço contábil: todo ativo existe por conta de um passivo de mesmo valor. Por exemplo, para cada nova fábrica construída há um desembolso de capital ou mesmo um empréstimo que é somado ao passivo de longo prazo. Do mesmo modo, a linha de contas a receber no ativo tem sua contrapartida na linha de contas a pagar no passivo.

Soma Zero

Comstock/Comstock/Getty Images

As contas de ativo e passivo de uma empresa, considerando que ela não possua funcionários, devem somar zero. Todo o equipamento, imóveis e outros ativos têm passivos correspondentes, quando são desconsiderados eventuais aportes extras de capital dos investidores ou os bens produzidos. Nenhum lançamento zera o balanço por si só, pois a todo lançamento positivo deve haver um débito correspondente.

Valor adicional e Patrimônio Liquido

Comstock/Comstock/Getty Images

Na prática, as pessoas usam os ativos e passivos de uma empresa para operar o negócio, preferencialmente um que seja lucrativo. Deste modo, os ativos nunca são iguais aos passivos, uma vez que uma empresa lucrativa possui ativos com valores superiores às suas obrigações. A teoria contábil diz que os ativos por si só não são capazes de valer mais do que os passivos e que qualquer saldo positivo é atribuído ao negócio ou a seus proprietários. Assim, o somatório do ativo e o passivo só é zerado devido ao uso da conta de patrimônio líquido.

Patrimônio Liquido

Comstock/Comstock/Getty Images

O balanço contábil é zerado através do uso de uma terceira conta, o patrimônio líquido, que descrimina itens os quais não são nem ativos e nem passivos, tais como ações em tesouraria, lucro reinvestido. Isso é feito antes de se apurar a diferença entre ativos e passivos totais. Esta lógica prova que os ativos totais são iguais aos passivos totais acrescidos do patrimônio líquido

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media