Quais macacos têm caudas preênseis?

Escrito por kenneth w. michael wills | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais macacos têm caudas preênseis?
Macacos barrigudos têm caudas preênseis (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Se um macaco tem uma cauda preênsil, ele pode agarrar e segurar coisas com a própria cauda. Isso vem a calhar em várias situações e oportunidades ao longo da vida dos animais. O termo "preênsil" é derivado da palavra latina "prehendere", que significa "capaz de apanhar". No entanto, nem todos os macacos têm cauda preênsil. Além disso, aqueles que a possuem são mais predominantes em certas localizações geográficas, levando cientistas e primatólogos a especular sobre o porquê da evolução da cauda preênsil.

Outras pessoas estão lendo

Macacos do novo mundo

Os macacos do novo mundo vivem nas florestas tropicais da América do Sul, México e América Central. Esses animais pertencem a duas famílias: Cebidae e Callitricida. A família Callitricidae consiste em saguis e micos, dos quais nenhum tem cauda preênsil. A família Cebidae, no entanto, está dividida em quatro sub-famílias diferentes: Cebinae, Aotinea, Atelinae e Pithecinae. A maioria dos macacos grandes da família Cebida tem cauda preênsil. Algumas das espécies individuais com esse tipo de cauda incluem macacos-aranha, bugios, macacos barrigudos e macacos-esquilo.

Macacos do velho mundo

Os macacos do velho mundo vivem em vários habitats no Sul e Leste da Ásia e no Oriente Médio, África e Espanha. Há 78 espécies de macacos do velho mundo divididas em duas famílias: a Cercopithecinae e a Colobinae. Os macacos de ambas as famílias são grandes, comparáveis em tamanho a cães de médio porte. A maioria dos macacos pertence à família Cercopithecinae e inclue espécies como os babuínos, macacos pata, macaquinhos e mangabeys. A família Colobinae inclui os langur e os macacos de tromba. Nenhum dos macacos do velho mundo, no entanto, tem cauda preênsil.

Predominantemente sul-americanos

A maioria dos macacos do Novo Mundo com cauda preênsil vive nas densas selvas da América do Sul. Além disso, a maioria dos outros mamíferos com cauda preênsil habita o mesmo bioma. Essa observação levou a maioria dos cientistas e primatólogos a concluir que a adaptação de caudas preênseis evoluiu como um meio de locomoção na densa floresta tropical. Em contraste, os macacos planadores são mais predominantes na África e na Ásia, onde as florestas tropicais não são tão densas. Os cientistas também deduzem que isso resulta do fato de haver, na América do Sul, muitos mamíferos que escalam, tornando difícil planar entre um lugar e outro.

Usos de uma cauda preênsil

As características de uma cauda preênsil incluem um pedaço de pele nua na cauda e músculos potentes para auxiliar no manuseio de objetos. A porção de pele descoberta, conhecida como "almofada de fricção", torna mais fácil a manipulação de vários objetos para o animal. Devido a essa capacidade de se agarrar firmemente, muitos macacos preênseis usam suas caudas para pendurar-se em galhos para alcançar e agarrar frutas e nozes com as mãos. Isso aumenta bastante a esfera de alimentação desses animais. A cauda também é utilizada para carregar objetos, como um auxílio na escalada de árvores e para ajudar os macacos a escapar de predadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível