Mais
×

Quais materiais básicos os artistas utilizam para fazer um afresco?

Atualizado em 20 julho, 2017

Os afrescos são pinturas feitas na parede com base de gesso ou argamassa. Conforme o gesso seca, qualquer pigmento de tinta fica sob uma fina camada cristalina de carbonato de cálcio. Este processo adiciona uma camada extra de proteção que, nas palavras da muralista Irmã Lucia Wiley, torna o afresco um dos mais duráveis de todas as artes plásticas.

Pouca coisa mudou nos materiais básicos utilizados antigamente para fazer afrescos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Materiais apropriados

O que é necessário para fazer seu próprio afresco? O primeiro grupo de materiais é para preparar a parede e o gesso. É um processo muito similar ao que um pintor de casa ou um gesseiro utilizam: luvas, aventais, espátulas, baldes, um misturador e uma caixa para misturar a argamassa, um borrifador de água ou uma mangueira, um escalímetro, um nivelador de gesso e prumo ou nível de bolha para conferir se a parede está perfeitamente alinhada. Você também precisa de uma caixa de hidratação da gesso, alguns tambores de armazenamento, várias telas de malha, "cavalos" de madeira e uma plataforma de secagem.

Há também a segunda lista de materiais para o processo de pintura: pincéis finos, lápis de carvão, papel vegetal, placa de paleta, espátula e trapos. Ambas as listas são exaustivas. Você pode ler através do site da Buon Fresco para ter uma ideia melhor do que mais é necessário.

Parede

Assim que tiver as ferramentas necessárias, escolha sua parede. A parede é um material crucial para fazer um afresco, pois uma mal escolhida pode contribuir para a eventual deterioração de seu trabalho artístico. Paredes limpas e de tijolo cozido ligeiramente rugosas são as melhores; paredes em cantaria também são boas. Você também pode utilizar paredes construídas de "telhas ocas"; existem também as chamadas "cavidades de blocos de concreto" ou unidades de alvenaria de concreto ocas.

O mais importante de tudo: a parede que você escolher não deve ser perto de nenhum local úmido. É necessário ser em um local bem ventilado de tal forma que a umidade nunca interfira no afresco.

Argamassa

O próximo material importante é a argamassa. Ela é feita com cal em pó, água e areia.

A cal deve ser de hidróxido de cálcio puro, livre de gipsita. Ela é primeiro gradualmente misturada com água em fases, ao longo de um período de pelo menos 24 horas, para evitar a criação de uma mistura irregular ou a liberação de níveis perigosos de calor. Em seguida, a argamassa de cal é armazenada em um buraco ou em tambores de aço lacrado por um ano ou dois. Quando é hora de fazer um afresco, esta argamassa de cal envelhecida é misturada com areia pura, limpa e seca para formar a argamassa. Isto é o que é aplicado como uma base para a parede.

Tintas

Você deve pintar a parede enquanto a argamassa estiver molhada. Porém, como ela é feita de argamassa de cal, é muito alcalina e várias tintas sintéticas regulares com corante que desaparecem ou reagem desfavoravelmente com a cal.

As pinturas em afresco devem ser feitas de minerais ou pelo menos de substâncias que não reagem desfavoravelmente à cal. Você pode obter uma lista de tintas que podem ser utilizadas em afrescos pelo site da Irmã Lucia Wiley, além de algumas dicas na aplicação das tintas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article