×
Loading ...

Quais os materiais necessários para fiar algodão?

Atualizado em 17 abril, 2017

As pessoas têm fiado algodão manualmente há milhares de anos. Atualmente, o trabalho de transformar algodão em tecido é principalmente feito por máquinas em grandes fábricas. Há, no entanto, um número significativo de pessoas que apreciam a velha arte da fiação. Com uma compreensão das técnicas necessárias e as ferramentas adequadas, você, também, poderá fiar o seu próprio algodão. A fiação de algodão normalmente significa que quatro coisas são necessárias: algodão limpo (sem caroço), ferramentas de cardagem, uma vareta para enrolar e um fuso ou uma roca.

Transformar algodão em fio requer algumas ferramentas especiais e muita prática (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Algodão

O objetivo principal de fiar algodão é transformar pequenas fibras individuais em uma longa e contínua corda de fios de algodão, mas é necessário que todas as sujeiras, sementes e outros detritos tenham sido removidos previamente do algodão. Há um bom tempo, o algodão era limpo à mão, mas hoje há máquinas que separam meticulosamente as fibras de algodão das sementes e dos restos.

Loading...
Com o algodão fiado, não há limite para as coisas que poderá criar (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Cardas

Ferramentas de cardagem são como escovas gigantes. Elas são usadas para preparar o algodão para a vareta, que deve ser feito antes de começar qualquer tentativa de fiar. As cardas preparam as fibras separando-as e esticando-as, para que se misturem melhor. Para o algodão, as ferramentas de cardagem devem ter dentes bem finos, para acomodar as peças finas e pequenas da fibra.

Vareta

Uma vareta é, essencialmente, um longo passador de 1,25 cm de diâmetro em que se enrola o algodão cardado, criando um rolinho de algodão em preparação para a fiação. Um passador barato pode ser encontrado em qualquer loja de artesanato ou uma agulha de tricô pode ser usada. O algodão cardado é enrolado em volta da vara, em uma consistência uniforme, e a vara é retirada para que a fiandeira possa começar a utilizar o feixe de fibras fundidas em um fuso ou roca.

Fusos

O fuso Tahkli é o favorito entre os fiandeiros ávidos para o uso com algodão, uma vez que é projetado para fiar fibras finas e pequenas. Eles são relativamente baratos e são convenientes para o fiandeiro ambulante, uma vez que são pequenos e portáteis. Essencialmente, qualquer tipo de fuso leve funciona bem com o algodão. O fuso é o dispositivo responsável por transformar suas fibras em fio ao torcê-las. Uma mão segura um pedaço de fio "líder", ao qual o primeiro pedaço de fibra está conectado. A outra mão gira o eixo e a primeira mão alimenta o fuso com as fibras, que são torcidas e acompanhadas por outras fibras à medida em que estão sendo torcidas pelo movimento do eixo.

Rocas

Qualquer tipo de roca pode ser usada para girar algodão. Todas oferecem a mesma função, que é a de torcer e girar as fibras em um fio ou linha. Algumas rodas podem exigir ajustes mecânicos menores e mais prática, pois acredita-se serem mais desafiadoras do que fiar à mão. O site MRC Seed recomenda rocas da marca Charkha para iniciantes, pois são projetadas para um manuseamento mais fácil com o algodão do que outras rocas maiores. A maioria das rocas, apesar dos nomes diferentes, segue o estilo de fiação básico das rocas de fiar originais e antigas. Um pedal é pressionado com o pé, enquanto o fio é alimentado através de uma roca de fiar, com o fiandeiro adicionando fibras enquanto o fio é torcido pelo movimento da roca.

Rocas de fiar modernas são praticamente as mesmas de sempre (Comstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...