on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais matérias são exigidas para a formação em marketing?

Atualizado em 17 abril, 2017

O marketing é a área dos negócios que se concentra na geração de demanda de consumo. As empresas podem executar estratégias e táticas de marketing ou analisar as causas e os resultados das campanhas de marketing. Embora existam conhecimentos básicos que o típico profissional de marketing deve ter, o campo evolui constantemente e exige novas habilidades em áreas de tendência.

O campo do marketing está em constante evolução e exige novas habilidades de seus profissionais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um dos cursos básicos fundamentais na maioria dos currículos de marketing. A pesquisa inclui análise qualitativa e quantitativa. A análise qualitativa inclui várias técnicas de investigação, como pesquisas e coleta de dados de forma eficaz e imparcial. Para a análise quantitativa, os alunos devem saber como obter e interpretar os dados, como informações demográficas e padrões de consumo.

Loading...

Publicidade

A publicidade pode focar na mídia online ou offline. O aluno se concentrará na criação e veiculação eficaz dos anúncios. Isso inclui a análise de propaganda, onde os alunos comparam diferentes anúncios e estudam as melhores práticas de posição, redação, uso de imagens e de vídeo. Aulas de redação criativa também podem ser incluídas em alguns cursos de publicidade. Esse é o estudo de como escrever um texto publicitário eficaz para sites, emails marketing e anúncios impressos.

Gestão de marcas

A gestão da marca é um estudo mais abstrato do marketing. Nela os alunos aprendem os diferentes fatores necessários para a criação e manutenção da imagem da marca. Ela inclui análises de estudos de caso de estratégias de marca de sucesso, aprender a lidar com publicidade positiva e negativa e a estimar as valorizações financeiras da marca. Essa matéria é particularmente útil para aspirantes a empreendedores ou para estudantes que querem trabalhar com lançamentos de marcas. As empresas costumam contratar profissionais recém-graduados para cargos relativamente altos e com muita responsabilidade.

Marketing intercultural

Como as empresas estão cada vez mais se expandindo para o exterior e se tornando globais, as faculdades passaram a integrar estudos de marketing e de cultura. Esses cursos geralmente cobrem os principais conceitos de marketing, como a publicidade e a pesquisa; mas aplica cada conceito a determinada cultura ou a uma ampla perspectiva global. Alguns desses cursos também podem integrar visitas de curta duração a certos países e viagens de imersão.

Mídias sociais

Desde a metade da primeira década de dois mil, as mídias sociais surgiram como um novo modelo de negócio para os profissionais de marketing. Como resposta a isso, algumas universidades e cursos de marketing online oferecem treinamentos em mídias sociais. Eles incluem pesquisas de campanhas antigas de marketing em mídias sociais, a execução de táticas em diferentes canais de mídia e a criação de modelos de retorno sobre o investimento. Esses cursos treinam os estudantes para carreiras relativamente recentes, como gerente de campanha do Facebook, blogueiro profissional e analista de mídia online.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...