Quais matérias precisam ser estudadas para tornar-se um nutricionista?

Escrito por jared lewis | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais matérias precisam ser estudadas para tornar-se um nutricionista?
Os nutricionistas ajudam a planejar refeições mais saudáveis (food. image by L. Shat from Fotolia.com)

Os nutricionistas são os especialistas que fornecem conselhos e orientações sobre dietas, para pessoas que precisam modificar seus hábitos alimentares por alguma razão. Frequentemente referidos com dietistas, os nutricionistas são responsáveis por ajudar pessoas com doenças ou acima do peso com relação as suas necessidades nutricionais. A principal diferença entre um nutricionista e um dietista é que os dietistas precisam de licença para exercer sua função, enquanto um nutricionista não. Seus estudos no campo da nutrição devem, portanto, ou prepará-lo para ser um dietista licenciado ou para seguir a carreira como nutricionista, sem necessidade de uma licença especial.

Outras pessoas estão lendo

Graduação

Um certificado de bacharelado ou mestrado são as duas principais certificações necessárias para exercer a função nessa área. No nível de graduação, você pode prosseguir seus estudos com o objetivo de conseguir o título de bacharel, geralmente um bacharelado científico. Cada instituição de ensino tem diferentes ênfases. As áreas de estudos na maioria dos programas de graduação incluem campos introdutórios da nutrição, aconselhamentos e educação nutritiva, ingredientes dos alimentos, interações e fórmulas, nutrição comunitária, estudo científico das comidas, além de organização e gestão alimentar.

Esudos nutricionais

Caso esteja planejando seguir a carreira de nutricionista sem se registrar como dietista, existem inúmeras opções disponíveis para sua escolha. O mestrado em nutrição é oferecido por várias instituições e com diferentes ênfases. Por exemplo, a USP (Universidade de São Paulo) tem programas focados na nutrição esportiva, que difere um pouco da nutrição regular, uma vez que suas dietas são planejadas e projetadas para melhorar o desempenho atlético. As disciplinas que seguem essa linha de estudo incluem: exercícios fisiológicos, dietas suplementares e de desempenho e também dietas e exercícios para gestão de doenças crônicas. Porém, outras instituições de ensino, como a UNB (Universidade de Brasília), por exemplo, possuem um programa de mestrado em nutrição humana. Muitas instituições, em nível de graduação, oferecem cursos sem ênfase específica, formando profissionais generalistas que estudam áreas como a de regulamentos e metabolismo dos nutrientes e estatísticas e leituras na área nutritiva.

Estudos de dietas

Com uma graduação em nível de mestrado, você pode focar nos estudos nutricionais e de dieta que irão lhe preparar para ser um profissional licenciado. Muitos instituições solicitam estágios obrigatórios para conceder as licenças. Por exemplo, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) oferece programas de mestrado em nutrição, metabolismo e dietética. O curso oferecido por essa instituição segue duas linhas de pesquisa. A primeira, é relacionada ao estudo dietético e bioquímico com o estado nutricional. A segunda, com o diagnóstico e intervenção nutricional em coletividades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível