Quais medicações sem prescrição ajudam a curar o condiloma acuminado?

Escrito por contributing writer | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais medicações sem prescrição ajudam a curar o condiloma acuminado?
As verrugas causadas pelo HPV podem ser tratadas por um médico (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Os condilomas acuminados, ou verrugas genitais, são causados por duas cepas específicas de papilomavírus humanos (HPV) em mais de 90% dos casos. Essas duas cepas responsáveis pelos condilomas são HPV-11 e HPV-6, e sua transmissão ocorre por contato pele a pele, durante uma relação sexual. As verrugas causadas pelo HPV podem ser tratadas por um médico, além disso existem disponíveis certas medicações de venda livre, mas sua eficácia não é comprovada.

Outras pessoas estão lendo

Tratamentos

Não existem medicamentos com ou sem prescrição para o HPV. Depois de contrair a infecção, você estará infectado por toda a vida, a não ser que o seu corpo a elimine por si mesmo. As verrugas genitais causadas por HPV são tratáveis por remoção. Os melhores tratamentos para estas são disponibilizados em um consultório médico. Um procedimento LEEP (excisão eletrocirúrgica com alça) usa uma alça metálica para seccionar as verrugas da pele, mas também se encontram disponíveis a criocirurgia (congelamento) e a cirurgia a laser. Esses procedimentos são eficazes para a remoção dos condilomas, e ainda que existam muitas medicações de venda livre, estas podem não ter a mesma eficácia dos procedimentos realizados por um médico.

Dermisil

Dermisil é uma medicação sem prescrição que se encontra disponível em drogarias e pela internet. Sua ação é lenta e destina-se a eliminar as verrugas genitais em 2 a 3 semanas. As orientações sugerem que você aplique o creme por até 6 meses para prevenir outros surtos de condilomas acuminados.

Condysil Gel

Condysil é outra opção de venda livre para tratar verrugas genitais. Essa medicação vem em forma de gel, e se encontra disponível pela internet e na maioria das drogarias. A evidência empírica sugere que esse gel tem ação rápida, e o fabricante alega que ele remove as verrugas sem causar qualquer dor, congelamento ou queimadura na área genital. Deve ser aplicado diretamente às verrugas duas vezes ao dia.

Wartrol

Wartrol é outro medicamento vendido sem prescrição para o condiloma acuminado. Segundo o site americano Condyloma.org, é uma cura natural com um índice de 97% de sucesso. Todavia, esse índice de sucesso refere-se à redução dos surtos de verrugas genitais, e não à cura. O Wartrol não pretende curar o HPV ou os condilomas acuminados, mas apenas prevenir os surtos e eliminar os condilomas existentes. O fabricante sugere que o Wartrol seja usado por, pelo menos, 3 meses.

Riscos

A medicação-padrão de venda livre que se usa para as verrugas nas mãos ou nos pés não deve ser usada na área genital, e se aplicada na pele sensível dessa área, pode ter perigosos efeitos colaterais. Ainda que algumas outras medicações sem prescrição destinadas especificamente para verrugas genitais possam ser eficazes, não substituem os cuidados médicos apropriados. É de particular importância que as mulheres com verrugas genitais causadas pelo HPV façam o tratamento, uma vez que este vírus também é responsável pelos cânceres cervical e vaginal. Os médicos devem estar cientes dessa condição de saúde e ajustar a frequência dos exames de Papanicolaou para fazer a triagem de alterações pré-cancerosas causadas pelo HPV.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível