Quais as medidas para controle do crescimento populacional?

Escrito por katharine flug | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as medidas para controle do crescimento populacional?
A população mundial está aumentando numa taxa maior do que jamais foi (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A população mundial mais do que dobrou no último século e espera-se que ela continue a crescer a uma taxa ainda maior. Os avanços médicos e tecnológicos recentes permitiram a diminuição das taxas de mortalidade e, ao mesmo tempo, aumentaram as taxas de natalidade. Graças a essas tecnologias, as pessoas vivem mais do que antes, e o aumento da expectativa de vida das mulheres é acompanhado do aumento de seu período fértil. Preocupações sobre os efeitos do crescimento humano contínuo sobre os recursos do planeta levaram ao desenvolvimento de políticas e ideias de controle do crescimento da população.

Outras pessoas estão lendo

Gestão administrativa

Algumas nações usaram uma abordagem legislativa com relação ao controle do crescimento, criando leis que restringem famílias grandes, fazendo com que os pais paguem uma multa caso tenham mais do que um determinado número de filhos. Outras idéias que seguem o mesmo caminho são menos óbvias; ao invés de criar uma lei, alguns pesquisadores acham que seria uma boa ideia reestruturar todos os sistemas do governo, dificultando a cobertura da saúde para um número grande de crianças, ou assistências de albergues para grandes famílias. Pais interessados em ter mais de uma ou duas crianças, devem enfrentar esses obstáculos.

Contracepção e aborto

O crescente acesso a contraceptivos é outra forma de diminuir o crescimento populacional. Mulheres sem seguro saúde ou conhecimento de recursos locais geralmente recorrem a métodos falhos de controle de natalidade para evitar uma gravidez. Se os contraceptivos estivessem disponíveis a custos razoáveis, mais mulheres poderiam evitar uma gravidez indesejada. Apesar de controverso, o aborto é outra forma de controlar o aumento da população. Países com taxas de aborto e de uso de controle de natalidade mais altas mostraram ter taxas de crescimento populacional menores.

Educação

Nos países em desenvolvimento, o tamanho das famílias é maior do que nas nações desenvolvidas. Grandes porcentagens da população nesses países sobrevivem através da agricultura de subsistência e precisa de uma família grande para poder trabalhar no campo. Infelizmente, a maioria das crianças crescidas nessa famílias não podem pagar mensalidades da escola básica e, sem a educação ou treinamento do trabalho, só podem continuar o ciclo de ter mais filhos para contribuir com a propriedade. A educação sobre esse ciclo e a importância da instrução e preparação para o trabalho são críticos para diminuir as taxas de crescimento nos países em desenvolvimento.

Disseminação dos direitos das mulheres

Muitas mulheres no mundo são limitadas pelo governo e não podem trabalhar fora de casa. O número de crianças as quais uma mulher da a luz e cria nessa situação são seu símbolo de status e a única forma de ter reconhecimento. Em outros casos, as restrições são oriundas das crenças e tradições religiosas ou culturais, onde as mulheres são encorajadas a casar e criar uma família em idade jovem, ou desencorajadas de usarem contraceptivos. Dar às mulheres o controle sobre seu corpo é crítico para diminuir o crescimento da população, já que é um apoio a todas as mulheres que escolheram ter poucos ou nenhum filho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível