Quais são os meios de cultura utilizados para o teste de hidrólise de gelatina?

Escrito por jillian o'keeffe Google | Traduzido por joanna riva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os meios de cultura utilizados para o teste de hidrólise de gelatina?
Enzima gelatinase das bactérias hidrolisa a gelatina (Comstock/Comstock/Getty Images)

O teste de hidrólise de gelatina é um ensaio relativamente simples que usa apenas um meio de cultura. Você pode fazer o seu meio a partir de três ingredientes em pó e água. Cada um destes ingredientes supre uma necessidade específica da bactéria sob teste ou do teste em si. Apenas alguns grupos de bactéria, como a enterobacteriaceae, produzem a enzima gelatinase, capaz de hidrolisar a gelatina. Quando a gelatina se hidrolisa, ela perde sua propriedade gelatinosa e se liquefaz. Gelatina é uma proteína que pode ser obtida ao se hidrolisar colágeno animal.

Outras pessoas estão lendo

Gelatina e ágar

A gelatina é essencial para o teste da gelatinase. Um microbiologista realiza esse teste para descobrir se a bactéria da qual tem uma amostra é capaz de hidrolisar a gelatina. Microbiologistas geralmente utilizam ágar para solidificar meios de cultura nos quais crescem micro-organismos, porém, antes deste, eles utilizavam gelatina, que possui um efeito gelatinoso similar. No entanto, a gelatina possui características que a torna menos útil como um agente solidificador. Este não é o caso com o ágar, mas estas características da gelatina ajudam o microbiologista a identificar alguns grupos bacterianos.

Extrato de carne

Extrato de carne fornece os nutrientes como aminoácidos, minerais, vitaminas e nitrogênio necessários ao crescimento dos micro-organismos. É a multiplicação e crescimento destes organismos sob teste que produzem o efeito visual do mesmo. Extrato de carne é derivado de proteína de boi.

Peptona de gelatina

Peptona de gelatina é outra fonte de nutrientes para os micro-organismos. Como a bactéria que produz gelatinase pode hidrolisar produtos feitos a partir de gelatina para o seu crescimento, a peptona de gelatina, que é uma forma de gelatina que já está hidrolisada após tratamento enzimático, também é adequada para suas necessidades.

Gelatina nutritiva

A gelatina nutritiva é um meio de cultura comercial que contém todos os três ingredientes em uma forma pré-feita que a torna a mais prática para o uso. Gelatina nutritiva é sólida em temperaturas abaixo dos 28°C, mas se torna líquida em temperaturas mais elevadas. Bactérias necessitam pelo menos uma semana para crescer, mas o meio não precisa manter-se sólido durante este tempo todo. Entretanto, quando o microbiologista for interpretar o resultado do teste, ele deve resfriar o meio. Um resultado positivo para gelatinase faz com que o meio permaneça líquido mesmo em temperaturas mais baixas e um resultado negativo o tornará sólido.

Outros produtos químicos

Para placas de ágar sólidas, um analista pode identificar colônias de bactérias que produzem gelatinase ao adicionar um de dois produtos químicos. Ele pode pingar uma gota de sulfato de amônio saturado em uma colônia ou então ácido sulfossalicílico a 20%. Uma zona de separação ao redor das colônias indica um resultado positivo para gelatinase.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível