×
Loading ...

Quais metais são usados para fazer chaves de fenda?

Atualizado em 23 março, 2017

No século 3 a.C., a chave de fenda era uma forma de transferir movimento; hoje, ela é usada como uma maneira fácil de fixar objetos. Os marceneiros começaram a usar modelos portáteis no início do século 18 e, até 1850, sua utilização tornou-se mais recorrente para compensar o aumento da produção de parafusos feitos por máquinas. Existem mais de 20 tipos diferentes de chaves de fenda, cada uma com seus próprios propósitos e designs.

A chave de fenda é uma ferramenta doméstica comum (Image by Flickr.com, courtesy of Jeff Keyzer)

Tipos de materiais utilizados

O arame de aço, o plástico, o níquel e o cromo são usados como matérias-primas para a produção de chaves de fenda. O arame de aço é utilizado para fazer a barra, o plástico compõe o cabo e o níquel ou o cromo são usados para chapear a ponta de aço da chave de fenda.

Loading...

Arame de aço

Para fazer a barra de aço, as fábricas utilizam bobinas grandes de arame de aço medindo cerca de 1 cm de diâmetro, que são remodeladas por máquinas capazes de ajustar o arame para o diâmetro necessário. Isso é feito até que seu tamanho seja apropriado para a fabricação da barra de aço da chave de fenda.

Níquel

As chaves de fenda destinadas para uso do consumidor são niqueladas, o que significa que elas são cobertas por um revestimento protetor de níquel. Aquelas que são fabricadas para o uso profissional não são niqueladas, mas são eletricamente cromadas.

Cromo

O cromo é usado em chaves de fenda profissionais, além de modelos especiais para consumidores. Ele é utilizado na ponta das chaves de fenda e / ou por cima da barra. O cromo é mais adequado por sua grande resistência à corrosão e à descoloração.

Curiosidade

Quando o cromo é adicionado ao níquel, a mistura resultante é o aço inoxidável.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...