Quais são os mitos relacionados aos raios?

Escrito por kylie lemon | Traduzido por caio nóbrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os mitos relacionados aos raios?
Tome cuidado, os raios podem atingir duas vezes o mesmo lugar (George Marks/Retrofile/Getty Images)

O raio é um fenômeno natural que é perigoso e pode acabar em desastre para aqueles que não sabem como se proteger dele. A maneira de se proteger de raios é encontrar abrigo adequado e obter a maior distância possível entre você e os relâmpagos. Se você estiver ao ar livre quando um raio está prestes a atacar, assuma a posição agachada para relâmpagos, o que significa se agachar colocar os pés juntos, colocar as mãos sobre as orelhas e puxar sua cabeça para dentro. Há uma série de mitos sobre raios e muitos deles são perigosos para aqueles que acreditam.

Outras pessoas estão lendo

Mito: raios nunca caem duas vezes no mesmo lugar

Um dos mitos mais difundidos e persistentes sobre o raio é que ele supostamente nunca atinge o mesmo lugar duas vezes. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Raios frequentemente atingem o mesmo local, até mesmo muitas vezes por ano. O Empire State Building é atingido por um raio quase 25 vezes a cada ano. Estruturas semelhantes ao redor do mundo são também atingidas repetidamente. Outro mito difundido é que você está a salvo de um raio se o céu estiver azul e não houver nuvens diretamente acima. Na verdade, um raio frequentemente atinge mais de 4 quilômetros do local da tempestade real. Em alguns casos raros, o raio pode atingir um local há mais de 16 quilômetros de distância da tempestade.

Mito: Não toque em uma vítima de raio

Muitas pessoas acreditam erroneamente que alguém que tenha sido atingido por um raio fica eletrificado, e que tocá-lo resultará em ser eletrocutado. Este mito não só espalha informações falsas, ele também pode levar a alguém morrer porque os outros estão com muito medo de dar-lhe o socorro necessário. O corpo humano não armazena a eletricidade do raio, e é seguro ajudar alguém que foi atingido por um raio. Claro que, se a tempestade ainda está acima, tenha cuidado com outros relâmpagos.

Mito: Se abrigue debaixo de uma árvore

O mito de que se deve procurar abrigo sob uma árvore quando estiver em campo aberto durante uma tempestade, para se manter seco, é outro perigo. ficar sob uma árvore durante uma tempestade é extremamente perigoso e tem causado muitas mortes por raios. Outro mito é que, se uma tempestade se aproxima, é aceitável continuar com qualquer jogo esportivo que você está jogando. Times de futebol perderam membros devido a este mito. Sempre opte pela segurança, procure abrigo coberto para que você viva para jogar outro dia.

Mito: metal atrai raios

Algumas pessoas acreditam que jóias, armações de óculos, relógios ou qualquer outro objeto metálico irá atrair um raio. Isso não é verdade, pois os fatores que determinam onde o relâmpago irá cair são altura, isolamento e forma. Lembre-se de que as montanhas são atingidas com frequência, mesmo feitas de pedra. Em vez de desperdiçar tempo se livrando do metal que você está usando, vá para algum lugar seguro. Cuidado com objetos metálicos, como grades e carros, porque, se um raio atinge esses objetos, eles podem conduzir a eletricidade, que pode viajar ao longo da cerca e eletrocutá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível