Quais são os motivos de um gato estar caminhando ou andando em círculos?

Escrito por audrey farley | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os motivos de um gato estar caminhando ou andando em círculos?
O costume de andar em círculos não é necessariamente a indicação de um problema (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gatos de todas as idades e raças têm o costume de caminhar e andar em círculos. Algumas dessas atividades são relativamente normais, mas se feitas de forma constante e obsessiva, podem ser sinal de um problema. Se o costume de andar em círculos for acompanhado de outros sintomas, seu gato pode precisar da atenção de um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Distúrbios obsessivo-compulsivos

Se o caminhar parece compulsivo e sem objetivo, o gato pode ter um distúrbio comportamental, como um distúrbio obsessivo-compulsivo. O DOC em gatos é caracterizado por um caminhar e asseamento compulsivos, como esfregar os pelos tão agressivamente que ele fica com áreas calvas. Se o costume do gato for acompanhado de um asseamento ou mastigação de tecidos compulsivos, o gato pode se comportar daquela maneira para liberar substâncias químicas de alívio no cérebro. Esse comportamento pode ter sido iniciado por algum fator estressante, como um novo animal na casa, mas se tornou um comportamento fixo com o tempo, não mais precisando de um fato ou situação estressante para iniciá-lo.

Ansiedade

Andar em círculos normalmente não é um sintoma de ansiedade. Gatos têm ansiedade por inúmeras razões, incluindo uma mudança no ambiente familiar. Por exemplo, se o dono do gato mudar para uma nova casa, se o gato for adotado por outra família ou quando um novo animalzinho de estimação é adotado, o seu gato pode ficar estressado e aliviar a tensão ao caminhar, andar em círculos ou arranhar os móveis. A ansiedade em gatos também pode causar vômitos, tremores, apatia, perda de peso ou fazer que o gato mie bastante, arranhe os móveis, urine ou defeque na casa, além da perda de afeição.

Ameaça

Gatos também podem andar em círculos como resposta a alguma ameaça. Quando um gato percebe uma ameaça, seu cérebro manda sinais para produzir substâncias químicas na glândula do hipotálamo. Essa glândula libera substâncias químicas que preparam o gato para uma briga ou fuga. As ameaças podem ser o som de fogos de artifício, sons muito altos ou se ele ver outro animal pela janela. Quando o cérebro libera essas substâncias, o corpo ganha energia e o gato começa a andar em círculos para liberar um pouco dela.

Exercícios ou tédio

Às vezes, gatos caminham ou andam em círculos para se exercitarem. Depois de tirar uma soneca ou de ter ficado sentado por um longo período, o gato pode começar a caminhar simplesmente para alongar os músculos ou para despertar melhor. Tédio é outro motivo de caminhadas. Quando gatos são confinados a uma área pequena, eles podem começar a andar para fazer algo. Se o animal não parecer estressado ou ansioso quando estiver praticando essas atividades, ele pode simplesmente estar trabalhando seus membros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível