Quais são os movimentos no voleibol?

Escrito por michaelyn erickson | Traduzido por rafael henrique alves de oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os movimentos no voleibol?
Existem três movimentos principais no voleibol (Volleyball am Strand image by Pitiiplatsch from Fotolia.com)

Existem três movimentos principais em um jogo de voleibol: manchete, levantamento e corte. Cada time pode tocar no máximo três vezes na bola antes de mandá-la para o outro lado da rede. O time geralmente tentará cumprir a estratégia manchete-levantamento-corte, embora o bloqueio seja um movimento adicional usado como mecanismo de defesa.

Manchete

A manchete é o movimento básico no voleibol. É usada na recepção de um saque ou na reação ao ataque do oponente. O jogador deve estar com seus braços longe do corpo em um ângulo de 90º, com as mãos juntas e os joelhos dobrados. A bola deve entrar em contato com os antebraços, um pouco acima do pulso. Após o contato, os braços devem apontar para o alvo. Balançar muito os braços é um erro comum no aperfeiçoamento da manchete, mas deve ser evitado pois a bola pode entrar em contato com os pulsos ou com as mãos. A primeira manchete deve ser direcionada para o levantador para que ele possa levantar a bola para o atacante.

Levantamento

O levantamento geralmente é um movimento da linha de frente ou feito por jogadores próximos à rede. Os joelhos devem estar dobrados e as mãos estendidas cerca de 10 cm a 15 cm acima da cabeça. Os dedos devem estar separados de forma a imitar o formato da bola; faça um triângulo com os polegares e os indicadores. A bola fará contato com os dedos logo acima da linha do cabelo. Após o contato, os braços devem ser estendidos na direção do jogador que receberá a bola, paralise o movimento quando os braços estiverem totalmente estendidos. Esse movimento deve ser feito com coordenação para evitar "segurar" a bola. Em nenhum momento do jogo a bola pode parar.

Corte

O corte é um movimento intenso envolvendo o jogador que está próximo à rede. O objetivo é mandar a bola para o outro lado em direção ao chão para que o time adversário não tenha tempo de evitar que ela toque o piso. O jogador deve se aproximar com dois passos preparatórios antes do salto. O salto deve ser em linha reta, com o cotovelo elevado ao nível do ombro. O antebraço subirá com a mão perto da cabeça em uma posição aberta e relaxada. O contato com a bola é feito com a palma da mão. O cotovelo deve balançar para a frente para que o jogador possa aplicar força no golpe. Um movimento contínuo é fundamental para dar força e velocidade. Não é permitido bater na bola com o punho fechado e os jogadores devem evitar ações como "arremesso de peso" ou "saque de tênis", de acordo com a "Volleyball World Wide".

Bloqueio

O bloqueio é um movimento defensivo usado quando o time adversário tenta atacar a bola. O jogador deve estar próximo à rede e pular ao mesmo tempo que o adversário para bloquear com sucesso. As mãos são usadas para estender a altura na rede e os dedos devem estar separados na medida da largura da bola. Os braços devem estar firmes e, quando possível, os jogadores devem tentar alcançar um pouco acima da rede com as mãos para mandar a bola de volta ao lado oposto. É proibido tocar a rede. Ao bloquear, é essencial que o corpo esteja alinhado com a rede. Os jogadores posicionados à frente geralmente ficam com as mãos levantadas e prontos para bloquear um ataque.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível