Quais são as necessidades dos consumidores?

Escrito por contributing writer | Traduzido por ana rodrigues
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Quais são as necessidades dos consumidores?
O consumidor decide comprar ou não um produto. Isso faz dele o alvo das estratégias de marketing (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O termo "consumidor" se refere a um indivíduo que compra bens e serviços para uso pessoal. O consumidor é que decide comprar ou não um produto. Assim, ele é o alvo das estratégias de marketing. Do ponto de vista econômico, as necessidades dos consumidores controlam as demandas de bens e serviços. Estas necessidades podem incluir quereres únicos, vontades e desejos, bem como apegos emocionais em relação aos produtos e serviços.

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Experiência

Os consumidores podem operar em padrões de compra fixos sem dar muita atenção. No entanto, também podem fazer ajustes em seu comportamento de compra de acordo com suas necessidades e outros fatores pessoais. As decisões de compra iniciais podem ser aleatórias, mas há sempre algum significado abaixo de cada decisão. Descobrir as necessidades dos clientes é a chave para melhorar a linha de produto ou serviço, que pode resultar em rendimentos maiores e crescimento do negócio.

Benefícios

Novas idéias e estratégias para produtos e serviços vêm à tona quando as necessidades precisas de consumo são obtidas e analisadas. Por exemplo, uma empresa de vestuário pode ter planos para lançar uma nova linha de roupas. Para garantir o sucesso, podem desejar saber que tipo de material e design capturará o interesse dos clientes. As necessidades precisas e atuais dos consumidores ajudarão muito a empresa de vestuário a elaborar uma linha de produtos e uma estratégia de marketing que venderá. Algumas melhorias em outros setores de atividade, como o atendimento ao cliente e o suporte por telefone, também podem ser feitas através da determinação dessas necessidades. Todos esses ajustes e melhorias resultarão na lealdade do cliente e em patrocínio.

Mecanismo

Grupos focados e pesquisas centradas no cliente são formas básicas das empresas determinarem as necessidades de consumo, atitudes e comportamentos. Pesquisadores de mercado visam identificar os diferentes fatores físicos e sociais que influenciam essas necessidades. Os resultados destas iniciativas são usados ​​pelas empresas para tomar decisões sobre a criação de novos programas de marketing para produtos e bens, ou fazer alterações nas atuais.

Tipos

As pessoas fazem compras para satisfazer diferentes tipos de necessidades. Abraham Maslow, no início da década de 1940, criou a teoria da hierarquia das necessidades que afirma que as pessoas são motivadas por diferentes níveis de necessidade. Estas necessidades incluem: fisiológicas, de segurança, de competição, de estima e de auto-realização. Por exemplo, as linhas de produtos, como telefones criados pela Nokia, foram bem sucedidos porque seu anúncio de campanha centralizava-se em "conectar pessoas." A linha promove a satisfação da necessidade de competir e amar.

Outros fatores

Quando a necessidade é estabelecida, a escolha do produto ou serviço para satisfazer plenamente vem depois. Fatores que podem influenciar o cumprimento de tais necessidades são a confiança e acessibilidade. Se uma marca de produto tem está no mercado há um longo tempo ou se pode ser encontrada na maioria das lojas, tem uma chance maior de ser comprada. Os traços de personalidade e características também são fatores que ajudam a determinar como os consumidores atendem suas necessidades. O indivíduo pragmático ou prático é propenso a comprar produtos úteis e de baixo custo. Ele prioriza mais a qualidade do que o apelo visual. Os consumidores que valorizam a estética provavelmente olharão para a beleza exterior e harmônica de um produto. Eles também podem basear suas compras na opinião de alguém. Valores culturais e sociais também influenciam as necessidades dos consumidores. Os clientes são atraídos por produtos e serviços que promovem o aumento da aceitação e favorecimento na sociedade.

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