Quais são os níveis de deficiência intelectual?

Escrito por jennifer terry | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os níveis de deficiência intelectual?
Quais são os níveis de deficiência intelectual? (Pixland/Pixland/Getty Images)

Um diagnóstico de deficiência intelectual coloca uma pessoa entre dois critérios. O primeiro é uma pontuação abaixo da média no teste de inteligência. O segundo é o funcionamento limitado em andamento de habilidades diárias, que inclui vestimenta, auto-cuidado, comunicação, comportamento típico de uma idade ou educação. O termo "deficiência intelectual" substitui o termo ultrapassado "deficiência mental", mas ambos os termos continuam em uso. As deficiências intelectuais são caracterizadas em quatro níveis diferentes, que são baseados no quociente da pontuação da inteligência de uma pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Deficiência intelectual profunda

Um nível de QI abaixo de 20 ou 25, juntamente com o funcionamento diário limitado, identificam uma deficiência intelectual profunda. Pessoas com tal diagnóstico podem viver em grupos ou em casas de famílias na comunidade com apoio extensivo. Esses apoios podem incluir limpeza, assistência de cuidados pessoais e de recreação. O apoio educacional para pessoas com deficiência intelectual profunda varia, mas pode incluir trabalhos adaptados, assistência em alimentação e com higiene pessoal e ocupacional, fala e fisioterapia.

Deficiência intelectual severa

Um nível de QI entre 20 e 40, juntamente com limitações em habilidades diárias, identifica uma deficiência intelectual severa. Em geral, pessoas com esse nível vivem em grupos ou casas privadas na comunidade com apoio em atividades de trabalho, domésticas e recreativas. O distrito escolar local oferece apoio individualizado para crianças de 3 a 21 anos. O apoio educacional para crianças com tal deficiência geralmente inclui um profissional na sala de aula, dando ajuda individual em áreas de necessidade e habilidades dentro da comunidade. Avaliações determinam a necessidade para terapia ocupacional, física ou de fala.

Deficiência intelectual moderada

Habilidades diárias limitadas e um QI entre 35 e 55 caracterizam uma deficiência intelectual moderada. Pessoas com tal deficiência vivem em casas privadas na comunidade. Os apoios da comunidade para esse nível de deficiência intelectual dependem das necessidades individuais, mas podem incluir assistência com formação profissional e colocação, e orçamento pessoal. O distrito escolar local atende crianças de 3 a 21 anos nas salas de educação geral com a assistência de profissionais quando necessário. O trabalho deve ser adaptado para encontrar as necessidades individuais da criança. Algumas delas se qualificam para terapia ocupacional, física e de fala.

Deficiência intelectual leve

As limitações diárias juntamente com um QI entre 50 e 70 atende aos critérios para um diagnóstico de deficiência intelectual leve. Muitas pessoas com tal nível não precisam de assistência ao viver em casas privadas na comunidade, mas algumas sim. Familiares geralmente ajudam essas pessoas. A assistência com programação, compras e transporta é comum. As crianças entre 3 e 21 anos recebem atenção individualizada do distrito escolar local. Algumas mudanças nas tarefas geralmente são necessárias, mas um tempo maior para completá-las e serviços tutoriais geralmente ajudam o estudante a ter sucesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível