Quais são os níveis normais de tiroxina?

Escrito por susan elliott Google | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os níveis normais de tiroxina?
A tiroxina é um hormônio muito importante (Thyroxine: Public Domain, Wikimedia Commons)

A tiroxina é um hormônio produzido pela glândula da tiroide. Ela regula o metabolismo ao controlar o ritmo de oxidação das células e é constituída por 65% de iodo. A falta ou excesso de tiroxina pode causar várias preocupações de saúde, então os níveis sanguíneos desse hormônio devem ser regulados com frequência.

Outras pessoas estão lendo

Níveis normais

De acordo com o Medlineplus.com, o site da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, os níveis normais de tiroxina variam entre 4,5 mcg a 11,2 mcg por decilitro de sangue. Embora esses sejam os valores aceitos como padrão normal, pode haver pequenas variações dependendo do médico ou do laboratório.

Hipotiroidismo

Valores menores que 4,5 mcg podem indicar hipotiroidismo, que é causado por uma tiroide pouco ativa. Os sintomas indicadores desse problema incluem pulso cardíaco reduzido, pele seca e fria, manchas brancas na pele, unhas fracas, cabelo quebradiço, reflexos lentos, fala prejudicada e coração aumentado. O bócio, que pode ser um resultado do aumento da tiroide, pode ser um sinal de baixos níveis de tiroxina no sangue. Muitos pacientes também reclamam de severa intolerância ao frio, ganho de peso, fadiga, fraqueza, dor ou endurecimento muscular e articular, constipação, menstruação aumentada, problemas de memória, falta de concentração, zumbido nos ouvidos e insônia.

Problemas relacionados ao hipotiroidismo

Baixos níveis de tiroxina podem causar mudanças metabólicas nos sistemas corporais, o que pode levar a outros problemas. Níveis aumentados de colesterol total são geralmente um problema, bem como aumento de LDL e triglicérides e a diminuição do HDL. A chance de infarto ou derrame aumenta em pessoas com hipotiroidismo. Outro problema comum é a redução da libido, a maior chance de aborto espontâneo e pressão arterial elevada durante a gravidez.

Hipertiroidismo

Qualquer valor mais alto que 11,2 mcg de tiroxina por decilitro de sangue pode indicar problemas sérios de saúde, devido à superatividade da tiroide. Doenças relacionadas com o excesso de atividade da glândula são: doença de Grave, tumores de células tronco, tiroidite crônica, bócio multimodal tóxico e doença trofoblástica. Sintomas de hipertiroidismo incluem um problema no qual os olhos parecem estar se projetando para frente e há a incapacidade da pálpebra superior de seguir o olho, quando ele estiver olhando para baixo. Uma pessoa sofrendo de hipertiroidismo pode ter suor excessivo no corpo todo, um problema que mantém a pele hidratada e aquecida o tempo todo.

Problemas relacionados ao hipertiroidismo

A doença das unhas de Plummer é um problema que resulta de altos níveis de tiroxina. Ela é caracterizada pelo descolamento das pontas das unhas, fazendo que sujeira fique presa facilmente embaixo delas, tornando difícil a limpeza. Esse problema começa no anelar de cada mão e se espalha para os outros dedos. Contudo, os problemas de saúde mais sérios que se desenvolvem com o hipertiroidismo incluem pulso acelerado e palpitações cardíacas, sendo que ambos podem causar ritmo cardíaco desregulado e até mesmo falência cardíaca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível