Conhecimento

Quais são os níveis de organização em Biologia?

Escrito por nikole yearout | Traduzido por r spol
Quais são os níveis de organização em Biologia?

Tudo no universo é formado por diferentes tipos de moléculas.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

A biologia é o estudo da vida. Como a vida é um assunto tão amplo, cientistas dividem-na em vários níveis diferentes para tornar o estudo mais fácil. Esses níveis começam a partir da menor unidade funcional de vida e se estendem para as categorias maiores e mais amplas. Alguns cientistas discutem sobre quantos níveis existem, mas a maioria concorda que há pelo menos 10 níveis de organização em biologia.

Outras pessoas estão lendo

Molécula

As moléculas são feitas de átomos, a menor unidade dos elementos químicos, que podem ser encontrados em todas as coisas, vivas e não-vivas. Moléculas constituem as estruturas mais básicas que são encontradas nos níveis mais elevados de organização biológica.

Célula

Uma célula é a unidade básica de vida. Células realizam funções que os níveis de organização mais baixos não conseguem, como o metabolismo, por exemplo. Existem dois tipos de células: as de plantas, que têm uma parede celular rígida feita de moléculas de celulose, e células animais, que têm membranas celulares flexíveis.

Tecido

Tecidos são formados por células que trabalham em conjunto para executar uma determinada função. O tecido muscular, por exemplo, funciona em conjunto para mover as articulações do corpo.

Orgão

Os orgãos são sistemas de tecidos que funcionam em conjunto para realizar tarefas específicas nos organismos animais. Exemplos de órgãos são: o cérebro, o coração e os pulmões.

Sistema orgânico

Um sistema orgânico é um grupo de órgãos que trabalham juntos para fazer funções específicas no organismo. O sistema respiratório, por exemplo, usa os pulmões, as vias aéreas e os músculos respiratórios para inspirar oxigênio e liberar gás carbônico nos animais.

Organismo

Um organismo é um indivíduo autônomo. A maioria dos organismos são organismos multicelulares e contêm órgãos e sistemas orgânicos. Um ser humano é um exemplo de um organismo.

População

Uma população é um grupo de vários organismos da mesma espécie dentro de uma área específica. Por exemplo, um bando de leões no Quênia, na África, é uma população.

Comunidade

A comunidade é composta de todas as espécies diferentes dentro de uma determinada área. A população de leões no Quênia mais as populações de gazelas, girafas, elefantes, escaravelhos e todas as outras espécies da área, formam a uma comunidade.

Ecossistema

Um ecossistema é formado por todas as comunidades de uma certa área, bem como tudo que é não-vivo e os componentes físicos do ambiente. Rochas, água e sujeira fazem parte de um ecossistema.

Biosfera

A biosfera consiste em todos os ecossistemas da Terra somados. Cada animal, planta, bactéria, rocha e molécula é uma parte da biosfera da Terra.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media