Quais os objetivos do design de produtos e do design gráfico?

Escrito por christine lebednik | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os processos do design de produtos e do design gráfico têm objetivos diferentes. Contudo, tanto designers de produto quanto gráficos precisam entender os objetivos da organização e do consumidor para que seus designs criem uma interseção entre as necessidades do cliente e as da empresa. Fundamentalmente, o design de produtos enfatiza a produção ou a fabricação e o design gráfico foca no marketing.

Outras pessoas estão lendo

Design de produtos com foco no consumidor

O aspecto focal do design de produtos envolve assumir a perspectiva do consumidor durante o processo. O objetivo geral do designer é desenvolver um meio de fazer com que a organização para a qual ele trabalha seja lucrativa através de produtos comercializáveis. Um processo de design eficaz começa com a identificação das necessidades ou desejos do consumidor. O designer ou o time de designers começa com a avaliação de necessidades prováveis que um consumidor teria em relação a um certo produto.

Design de produtos: Utilidade

Um importante objetivo do design de produtos envolve a utilidade. Os designers de produto precisam considerar qual será a funcionalidade do produto para o consumidor e projetar como ele deve servir melhor que um produto similar. Os designers também devem considerar se preços competitivos tornará certas características mais atraentes. Tudo isso é considerado no design de um produto com um apelo que estimule decisões de compra.

Design de produtos: Orçamento

Outro objetivo no design de produtos é a limitação dos custos. Não há apenas a limitação do orçamento do consumidor, mas também os limites do orçamento interno da organização. O orçamento interno envolve considerações de tempo e dinheiro. Minimizar os custos do processo de produção do produto é um importante objetivo do design. Ao mesmo tempo, o design de produtos tem o objetivo de adaptar-se ao tempo de produção de um objeto e completar cada processo num período razoável.

Design gráfico: Gestão de marca

O design gráfico envolve uma variedade de objetivos, dependendo do projeto. Contudo, a maioria ou mesmo todos os projetos de design gráfico inclui um conceito chave: branding (gestão de marca). O branding tem um papel primordial no reconhecimento de uma organização e de produtos e serviços pelo consumidor. O objetivo do designer gráfico é chegar a diferentes visuais que reflitam a imagem da companhia. O branding tem o objetivo de criar ou reforçar uma imagem distinta e os designers gráficos fazem isso através de representações visuais como logotipos da companhia e de produtos, folhetos, capas de livros, ilustrações, gráficos para videogames e outras vídeo-produções.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível