Quais são os objetivos da linguagem?

Escrito por gilbert manda | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os objetivos da linguagem?
Um livro é considerado bem escrito quando possui fluência e essência (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O vocabulário desempenha um papel muito importante no estabelecimento de estilo, tom e credibilidade de um escritor. Você deve usar palavras apropriadas na escrita para expressar claramente seus pensamentos. A linguagem é a escolha de expressões ou palavras na escrita. Ela tem um papel importante quanto à qualidade da sua escrita. O estilo é tão importante quanto a essência. Estilo e tom pobres impedem uma comunicação efetiva.

Outras pessoas estão lendo

Linguagem formal

As palavras são ferramentas da escrita. Você as utiliza para criar cor e textura na sua escrita. O léxico que você emprega para transmitir seu pensamento reflete o nível de formalidade daquilo que você escreve. A linguagem formal é basicamente aquela usada por pessoas estudadas para escrever artigos acadêmicos. Quando você lê um artigo acadêmico, você percebe que ele é escrito em uma linguagem sofisticada e muitas vezes até técnica para proporcionar um discurso elevado. Esse tipo de escrita faz alusão a livros, eventos ou ideias que não podem ser compreendidos por um leitor pouco estudado.

Linguagem informal

A linguagem informal é aquela que pessoas estudadas usam em conversas do dia-a-dia. É também usada no jornalismo e na escrita expositiva, tendo como alvo as massas. O objetivo da linguagem informal é permitir que uma pessoa comum entenda aquilo que está lendo. Apesar dessa linguagem ser caracterizada pela prosa, ela não é a mesma coisa que discurso coloquial. A linguagem coloquial é associada a pessoas com educação mínima, ou até sem educação alguma. Na escrita, esse tipo de linguagem e as gírias são utilizadas para expressar humor. O uso de linguagens específicas, permite que o leitor entre no mundo do escritor.

Temas e finalidades

A matéria da sua escrita desempenha um papel significante na determinação do tipo e sofisticação da sua linguagem. A ideia é usar a linguagem apropriada ao seu artigo. Se você está escrevendo a respeito de computadores, por exemplo, você deve usar palavras específicas tais como e-mail, e-commerce, interface e web. A intenção de escrever sobre certo assunto determina a linguagem que deve ser utilizada.

Conotação

Quer você esteja escrevendo para entreter, persuadir, divertir ou simplesmente informar, sua escolha de palavras deve fazer o leitor refletir o propósito de seu trabalho. A habilidade de uma palavra de obter uma forte reação do leitor, geralmente decorre de seu sentido conotativo. Por exemplo, o escritor escolhe por algum motivo, usar a palavra esbelto ao invés de esquelético. Às vezes o escritor usa as palavras de uma maneira surpreendente que faz o leitor reexaminar seu significado. Os melhores escritores geralmente empregam complexidade ao invés de simplicidade para expressar vários significados no lugar de precisão. Eles usam a linguagem como a voz que dá formato ao pensamento do leitor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível