Quais objetos foram encontrados na tumba do rei Tutancâmon?

Escrito por marisa swanson | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais objetos foram encontrados na tumba do rei Tutancâmon?
Diversos tesouros foram encontrados na tumba do faraó Tutancâmon (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Em 1922, após sete anos de procura, Howard Carter encontrou a tumba do rei Tutancâmon, que ficou enterrada por mais de 3 mil anos. Dentro dela estavam riquezas inestimáveis na forma de ídolos, alimentos e tesouros, sem mencionar o próprio sarcófago de Tutancâmon. Carter levou dez anos para catalogar e registrar todos os objetos encontrados na tumba.

Outras pessoas estão lendo

Sarcófago e máscara mortuária

O sarcófago de Tutancâmon foi feito de ouro sólido e sua máscara mortuária é uma das imagens mais reconhecíveis do Egito Antigo. Embora tenha reinado por somente dez anos e morrido quando tinha 19 anos de idade, ele é conhecido nos tempos modernos por sua câmara funerária praticamente intacta. A máscara mortuária de Tutancâmon é o busto de um jovem, também feito de ouro e incrustado com pedras semipreciosas resplandescentes, que mostra o adorno tradicional da cabeça dos faraós, chamado de "nemes", e o tradicional colar com pingentes. Na máscara, os olhos do faraó estão bem abertos e contornados com Kohl, outro costume egípcio. A cabeça de uma cobra e um abutre se erguem do topo do nemes, e no queixo se encontra um acessório longo e cônico que os egípcios utilizavam para representar uma barba.

Vestuário e bengalas

Os egípcios acreditavam que, após a morte, a pessoa viveria em outro mundo. E, de acordo com sua posição, eles forneciam aos mortos tudo o que pensassem que a pessoa apreciaria e precisaria na outra vida. Para Tutancâmon, foram fornecidas roupas, alimentos, lamparinas e material de escrita. Haviam 50 peças de vestuário, cortadas e costuradas como túnicas, saias, luvas, cachecóis e turbantes. Um conjunto de artefatos interessantes são as bengalas, 139 delas para ser exato, feitas de ébano, marfim, prata e ouro.

Ídolos e estátuas

Os antigos egípcios eram politeístas, o que significa que acreditavam em vários deuses. Cada deus representava um aspecto diferente da criação e do cotidiano, não muito diferente dos antigos deuses gregos. Os deuses egípcios eram relacionados uns aos outros e alguns deles eram conhecidos como uma combinação de um ou mais deuses. Frequentemente eram descritos como seres humanos com a cabeça de um animal, como Anúbis, que tinha a cabeça de um chacal. Além disso, Anúbis era um deus associado com enterros e à vigia dos mortos. Muitos ídolos que cabiam na palma da mão e retratavam deuses foram encontrados na tumba. Algumas estátuas maiores, incluindo uma de Anúbis, também foram descobertas.

Outros itens

Tudo o que Tutancâmon provavelmente utilizava ou gostava na vida na Terra também foi colocado no seu túmulo. Haviam jogos, leques, alimentos, frascos de perfume e instrumentos musicais. Também haviam itens destinados a subornar os deuses do submundo e a fornecer proteção ao faraó, caso ele precisasse. Foram encontradas grandes quantidades de joias, adagas, espadas e escudos, além de seis carruagens que provavelmente serviriam para Tutancâmon transportar seus tesouros para o submundo. À ele também foram fornecidas cadeiras, sofás e dois tronos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível