Quais são as oito alianças da Bíblia?

Escrito por alicia purdy | Traduzido por caio nóbrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as oito alianças da Bíblia?
Duas classes de alianças, condicional e incondicional, formam as 8 principais (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Existem dois tipos de alianças na Bíblia: condicional e incondicional. A "condicional" significa que, para Deus cumprir sua parte, a humanidade deve cumprir a sua primeiro. Já as alianças "incondicionais" são aquelas que Deus cumpre com o seu poder divino. Cada um das oito principais alianças na Bíblia cai em uma dessas duas categorias e opera dentro de "dispensações", ou períodos de tempo específicos. Cada uma aborda um conjunto específico de participantes e circunstâncias.

Outras pessoas estão lendo

A Aliança Edênica

A Aliança Edênica é uma condicional, encontrada no Genêsis 1:26-31, 2:16-17, que traça as consequências do pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden. Sua desobediência determinou o destino de toda a humanidade. Na Aliança Edênica, Deus promete a Adão que as bênçãos e maldições dependem da fidelidade da humanidade. Por causa de seu pecado, a aliança prevê que o homem finalmente terá uma morte física e espiritual.

A Aliança Adâmica

A Aliança Adâmica é encontrada em Gênesis 3:16-19 e é uma aliança incondicional. Embora só Deus e Adão sejam participantes dessa aliança, Adão é considerado um representante de toda a humanidade, ou seja, a oferta ainda se aplica nos dias de hoje. Na Aliança Adâmica, Deus diz a Adão que tipo de dificuldades pode esperar na vida por causa de seu pecado. Muitos cristãos interpretam essa aliança de maneira a incluir a promessa de um redentor que virá para resgatar os homens da consequência do pecado.

A Aliança Noética

Encontrada em Gênesis 9:1-18, a Aliança Noética é um uma incondicional que Deus fez com Noé e seus filhos após as águas recuarem e todos saírem da Arca. A Bíblia diz que Deus fez com que um arco-íris aparecesse no céu no dia e o usou para prometer a Noé, assim como a toda humanidade, que ele nunca mais iria destruir a terra e todos os seus habitantes em um dilúvio mundial.

A Aliança Abraâmica

A Aliança Abraâmica é uma aliança incondicional em que Deus faz uma promessa a Abraão de que ele seria pai de muitas nações diferentes e que iria prosperar e ser abençoado. Através de Abraão, veio a raça dos judeus, e o sinal da aliança é a circuncisão. Os detalhes da aliança de abraão pode ser encontrados em Gênesis 12:1-4, 13:14-17, 15:1-7, 17:1-8.

A Aliança Mosaica

A Aliança Mosaica era uma condicional que Deus fez entre Ele e Moisés. Encontrada em Êxodo 20:01 - 31:18, essa aliança contém os mandamentos que Deus deu aos israelitas por eles descobrirem a vontade de Deus para governar o povo. Na teologia cristã, os termos da Aliança Mosaica, que são mandamentos, estatutos e juízos, expiraram na cruz, quando Jesus morreu pelos pecados dos homens, o que começou a "Nova Aliança".

A Aliança Israelita

Os detalhes da Aliança Israelita são dados em Deuteronômio 30:1-10. Algumas pessoas têm se referido a essa aliança como a "Aliança Palestina", no entanto, a Bíblia não se refere assim a ela. Aqui, Deus faz uma promessa incondicional aos filhos de Israel de que ele vai dar-lhes uma terra própria. Esse pacto também inclui uma disposição que, quando a terra for dada para essa nação, as pessoas vão estar todas unidas mais uma vez servindo a Deus, e seus inimigos serão destruídos.

A Aliança Davídica

A Aliança Davídica é a promessa incondicional de Deus a Davi de que ele teria uma dinastia eterna. Encontradas em 2 Samuel 7:4-16 e 1 Crônicas 17:3-15, as disposições da Aliança Davídica giram em torno de três componentes principais: um trono eterno, Rei eterno (Jeremias 32:21) e um reino eterno (Daniel 7:14). O Cristianismo traça a linhagem de Davi a Jesus Cristo, que era descendente de Davi a muitas gerações, e vê Cristo como o legítimo herdeiro.

A Nova Aliança

A Nova Aliança é aquela mencionada muitas vezes em todo o Antigo Testamento, a promessa de uma futura Era Messiânica. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Messias prometido que preside a Nova Aliança. A principal referência da Nova Aliança é encontrada em Jeremias 31:31-40. Essa é uma aliança incondicional que foi estabelecida entre Deus e toda a humanidade que opta por participar de uma vida de obediência a uma nova fonte de eterna salvação (Hb 5:09), vista no Cristianismo como a promessa de Cristo. Uma das disposições inclui a liberdade das leis dadas na Aliança Mosaica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível