×
Loading ...

Quais organelas seriam encontradas em uma célula que foi eucariótica e autotrófica

Fundamental para o entendimento do mundo vivo, a teoria celular afirma que todos os organismos vivos são feitos de células e produtos celulares. Os biólogos classificam todas as células em um dos dois grupos principais, procariotas e eucariotas, e a distinção é a presença ou ausência de um núcleo de células, ligado à membrana. As células também podem ser classificadas de acordo com a maneira com a qual obtêm seus nutrientes e, por isso, podem ser nomeadas como heterotróficas ou autotróficas.

As células vegetais são um exemplo de células eucarióticas autotróficas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Células eucarióticas

As células classificados como eucarióticas são consideradas uma forma mais evoluída de célula, que pode ter se originado a partir de simples ancestrais procarióticos. As simples células procarióticas não têm um núcleo e são incapazes de formar tecidos e organismos multicelulares e complexos. As bactérias e as simples algas verde-azuladas são exemplos de células procariotas. As células eucarióticas mais complexas, com os seus organelos especializados internos, são capazes de muito mais funções específicas e podem formar tecidos e organismos multicelulares. As plantas e os animais complexos são feitos de células eucarióticas.

Loading...

Células autotróficas

Todas as células vivas requerem nutrientes para sustentar as suas funções e podem ser classificadas quanto ao seu modo de obtenção de nutrientes de macromoléculas, tais como hidratos de carbono. As células autotróficas podem fazer seus próprios nutrientes macromoleculares e não têm que ingeri-los a partir de fontes externas. As células vegetais, um tipo de autotrófica, criam suas próprias macromoléculas de nutrientes através do processo de fotossíntese.

Organelas ligadas à membrana nas células eucarióticas autotróficas

As organelas ligadas à membrana mais comumente encontradas nas células eucarióticas autotróficas incluem o núcleo da célula e as mitocôndrias que produzem ATP, ambos os quais são encontrados em todas as células eucarióticas. As organelas específicas para as células autotróficas eucarióticas, que não são encontrados em células eucarióticas heterotróficas, são os cloroplastos fotossintéticos e os vacúolos que armazenam amido.

Outras organelas em células eucarióticas autotróficas

Outras organelas que são encontradas em todas as células eucarióticas e, portanto, estão presentes nas células eucarióticas autotróficas incluem os ribossomos que sintetizam proteínas, os microtúbulos e os microfilamentos, que compõem a estrutura interna das células, ou citoesqueleto, e também fornecem o movimento interno, e os centríolos, os quais desempenham um papel na divisão celular e reprodução.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...