Quais organismos o álcool isopropílico mata?

Escrito por tucker cummings | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais organismos o álcool isopropílico mata?
O álcool isopropílico pode matar bactérias (Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com)

O álcool isopropílico é o ingrediente principal do álcool, produto disponível na maioria dos supermercados e farmácias. É conhecido por suas propriedades desinfetantes, mas também é usado em solventes e outras aplicações químicas. O álcool isopropílico encontrado no álcool normal (composto de 70% ou 91% de isopropílico) pode ser um produto químico útil de se ter em casa para ajudar a destruir microrganismos, como bactérias, vírus e pragas domésticas. No entanto, o isopropanol também pode ser perigoso a outras formas de vida, por isso é importante mantê-lo longe do alcance das crianças.

Outras pessoas estão lendo

Bactérias

O álcool isopropílico mata bactérias ao danificar as paredes da célula desses organismos unicelulares. Por causa disso, a bactéria perece rapidamente, pois não pode mais funcionar de forma adequada. Borrifar um pouco de álcool normal ou isopropílico sobre superfícies e deixá-lo secar pode matar bactérias, que também podem ser a causa de certas infecções fúngicas, como micose nas unhas. Mergulhar os pés em uma mistura de água com álcool pode auxiliar no tratamento desse problema nos seus estágios iniciais. Após algumas semanas repetindo esse procedimento diariamente, o fungo deve desaparecer.

Vírus

Além de danificar a integridade das paredes celulares, o álcool também desnatura proteínas, o que significa que também pode ser usado para matar vírus. Os vírus e as bactérias são menos estáveis quando estão fora do corpo ou de outro hospedeiro biológico, o que quer dizer que germes sobre superfícies são mais fáceis de matar do que se estivessem no corpo. Esfregar álcool isopropílico na pele ou borrifá-lo em superfícies pode matar esses organismos.

Pragas

Pulgas, carrapatos e piolhos podem ser mortos ao serem mergulhados em álcool, o que sufoca esses parasitas. Um borrifo inicial de álcool isopropílico pode atordoar as pragas, deixando-as mais fáceis de matar. Os materiais que entrarem em contato com os parasitas (por exemplo, pentes, coleiras, etc.) podem ser mergulhados em álcool para matar os parasitas e seus ovos. Embora não seja o método preferido para erradicar pragas domésticas, o álcool pode auxiliar no processo de exterminação desses seres minúsculos.

É importante notar que cães e gatos podem ingerir vestígios de álcool isopropílico deixado em móveis ou outras superfícies em casa. Isso pode causar cegueira, portanto, donos de animais de estimação devem usar essa substância moderadamente ou evitá-la.

Seres humanos

Os seres humanos também podem ser mortos pelo álcool isopropílico, embora seja algo raro. Além de produzir vapores fortes e inflamáveis que, em grandes quantidades, podem causar danos aos pulmões, essa forma de álcool também pode ser mortal se ingerida. Algumas pessoas o consomem para ficarem bêbadas; no entanto, isso pode levar ao envenenamento, apresentando sintomas como cegueira, choque e depressão do sistema nervoso central. No entanto, quando usado corretamente, o risco de se ter problemas de saúde por ser exposto a esse produto químico é mínimo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível