Quais organismos são caracterizados como decompositores?

Escrito por jenny e | Traduzido por ana claudia bragé
Quais organismos são caracterizados como decompositores?
Minhocas são decompositores (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Os organismos vivos no ecossistema são divididos em produtores, consumidores e decompositores. Os produtores são o primeiro nível no ecossistema, pois eles convertem a luz solar em energia através do processo de fotossíntese. Os consumidores são o segundo nível; eles dependem da energia dos produtores para sobreviver. Decompositores são os organismos que "limpam" tudo depois dos produtores e consumidores. Eles obtêm a sua própria energia ao quebrar os restos dos produtores e consumidores.

Insetos

Muitos tipos de insetos decompõem a matéria morta. Estes incluem gêneros de insetos, como Acari, Diptera, Trichoceridae, Aranea, Calliphoridae, Silphidae e Histeridae. Insetos dentro desses grupos incluem aranhas, ácaros e mosquitos de inverno. As larvas de mosquitos de inverno alimentam-se de matéria em decomposição. Outros insetos decompositores desses grupos incluem moscas sopro, a mosca comum, moscas da fruta e besouros. Esses insetos desempenham papéis diferentes no processo de decomposição. Alguns deles aparecem em diferentes pontos, enquanto a decomposição está acontecendo. Por exemplo, moscas de sopro aparecem no início da decomposição animal ou vegetal. Elas colocam seus ovos no interior da matéria em decomposição, e os ovos eclodem em larvas e contribuem com a sua própria parte para o processo de decomposição.

Bactérias

As bactérias são organismos microscópicos encontrados em diferentes partes do ecossistema, incluindo solo, ar, água e até mesmo dentro dos corpos de outros organismos vivos. As bactérias decompõem a matéria morta e transformam o carbono no interior das moléculas em nutrientes para as plantas. Bactérias Azotobacter vivem dentro dos nódulos radiculares de plantas como ervilhas e feijões, e também dentro de água no solo. Outras espécies de bactérias no ecossistema incluem Pseudomonas, Achromobacter e bactérias Actinobacter. Estes tipos de bactérias decompõem a matéria orgânica, como plantas e animais mortos.

Fungos

Os fungos decompõem a matéria morta, como folhas mortas, matéria fecal e plantas mortas. Eles absorvem os nutrientes de organismos vivos ou mortos de várias maneiras. Os mutualistas têm uma relação simbiótica com os seus hospedeiros. Parasitas são prejudiciais para o bem-estar de seus hospedeiros. Sapróbios são os fungos que decompõem a matéria orgânica morta. Eles liberam uma enzima digestiva no material morto e, em seguida, absorvem os nutrientes. Exemplos de sapróbios incluem alguns cogumelos comestíveis, como shiitake e cogumelo ostra. Outro exemplo de fungos decompositores são os mofos.

Outros decompositores

Outros tipos de decompositores que desempenham um papel importante no ecossistema incluem minhocas, lesmas e nematoides. Esses organismos se alimentam de matéria em decomposição, transformam novamente em nutrientes que as plantas podem usar e, em seguida, excretam-nos. Esse processo completa o ciclo de vida que começa quando as plantas convertem a energia do sol em nutrientes através da fotossíntese.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível