Quais são as semelhanças entre fungos e plantas?

As plantas e os fungos representam dois dos cinco reinos de organismos. Embora existam muitas diferenças entre esses dois grupos, também há muitas semelhanças. Ambas as plantas e os fungos são pluricelulares, o que simplesmente significa que são compostos por várias células, em vez de apenas uma (como em uma bactéria). Eles também têm paredes celulares cobrindo o exterior das células individuais e possuem um material genético dentro do núcleo, sendo conhecidos como eucariontes. Estão em contraste com os procariontes, que não contêm o material genético dentro de um núcleo definido.

Reprodução

Os fungos e muitas plantas podem se reproduzir assexuadamente ou sexualmente. A reprodução assexuada é essencialmente propagação e não envolve a troca de material genético entre indivíduos. Assim, a descendência da reprodução assexuada de organismos como plantas e fungos são simplesmente cópias de seus pais. Isso é evidente em uma planta doméstica cortada que é colocada em um copo de água, podendo ser replantada. Quando os fungos e as plantas se reproduzem sexualmente, há uma troca de material genético e os descendentes têm um grau de variação genética. Essa variação é necessária para esses organismos evoluírem em resposta às mudanças nas condições ambientais. Embora os fungos reproduzem através de esporos e as plantas reproduzem usando esperma (pólen) e ovos para produzir sementes, a função da reprodução sexual é a mesma.

Mobilidade

As plantas e os fungos são ambos organismos estacionários. Em contraste com as plantas, que estão geralmente ligadas aos seus substratos (tipicamente a terra), através de um sistema de raízes, os fungos não têm esses sistemas complexos e simplesmente cobrem objetos com filamentos finos. Embora a planta progenitora e os fungos sejam estacionários, as estruturas reprodutivas não são necessariamente estacionárias (esporos de fungos e pólen de plantas podem ser transportados pelo vento).

Ecologia

As plantas e os fungos possuem diferentes papéis ecológicos, mas são semelhantes no fato de que, cada tipo de papel ecológico é crítico para a função de um ecossistema saudável. As plantas são consideradas produtoras, pois elas utilizam a luz solar e através da fotossíntese criam a biomassa. Por outro lado, os fungos quebram a biomassa e são conhecidos como decompositores. Assim, embora as plantas e fungos tenham diferentes necessidades nutricionais, ambos precisam de água para viver. As partes reprodutivas, como sementes e esporos não precisam de água para sobreviver; mas para prosperar, os membros de ambos os reinos necessitam de água.

eHow Brasil
×