Quais as partes de uma aboboreira (pé de abóbora)?

Escrito por lang tun | Traduzido por andressa v. da nobrega
Quais as partes de uma aboboreira (pé de abóbora)?
Abobrinhas em mercado (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Abóboras são plantas trepadeiras, e podem incluir variedades de polpa dura, como a butternut e a cucurbita (abóbora-amarela ou jerimum), assim como as de polpa mais macia, que incluem a abobrinha e a abobrinha amarela. A aboboeira (pé de abóbora) é composta pelas mesmas partes, não importa a variedade, apesar de poderem se apresentar de maneiras diversas.

Gavinhas

As plantas trepadeiras produzem pequenas gavinhas enroladas que ajudam a planta a se sustentar à medida que cresce. Essas gavinhas vão se enroscar ao redor de apoios externos para ajudar a manter a planta, e são cobertas com cerdas curtas e macias que ajudam a protegê-la contra predadores e insetos. Os frutos crescem a partir das gavinhas, que também produzem as flores.

Folhas

As folhas da aboboeira são achatadas, com serrilhados ao longo dos veios central e lateral. São também lobadas (divididas em lobos), e variam de formato, dependendo do tipo de aboboeira e da sua variedade. São frequentemente largas e cobertas de cerdas macias, similares às das gavinhas. As cerdas constituem uma barreira natural protetora para as folhas, mantendo-as seguras contra predadores e insetos.

Raiz

As raízes da aboboeira crescem sob o solo, e sua estrutura é composta de múltiplas raízes, ao invés de de uma raiz principal com apenas algumas poucas raízes menores crescendo a partir dela. Esse tipo de estrutura proporciona uma ancoragem mais forte para a planta, assim como maior oportunidade de absorção de água e nutrientes.

Fruto

O fruto da aboboeira é a principal parte comestível da planta. Ele varia em forma e cor, dependendo da variedade e tipo de abóbora. A polpa guarda as sementes da aboboeira. A casca às vezes é comestível, sobretudo nas variedades macias, como a abobrinha. Entretanto, as variedades mais duras têm uma casca que precisa ser removida antes de preparar e servir.

Sementes

A textura e dureza das sementes da aboboeira variam de acordo com a variedade e tipo da planta. Todas as sementes têm a forma de gota, e podem variar de muito, de macias a grandes e duras, como as da abóbora comum. As sementes da aboboeira ficam dentro do fruto da planta. Nas variedades duras, as sementes podem ser tostadas para serem consumidas.