Quais partes do cérebro são responsáveis pelas emoções?

Escrito por bryan cohen | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais partes do cérebro são responsáveis pelas emoções?
Raios-x do cérebro (Kernspintomographie image by Marem from Fotolia.com)

O cérebro é um órgão complicado do corpo humano que ainda não foi completamente desvendado pelos cientistas. As três maiores evoluções do cérebro humano através do tempo são o cérebro arquipálio (reptiliano), o cérebro paleopálio (mamíferos antigos) e o cérebro neopálico (mamíferos novos). É o paleopálio que contém o sistema límbico, que acredita-se ser o centro controlador das emoções, enquanto o neopálio usa a razão para tentar controlar essas emoções. Apesar de o paleopálio ser a fonte da maioria das emoções, devemos manter em mente que o equilíbrio entre razão e emoção é o que nos diferencia da maioria das outras espécies.

Outras pessoas estão lendo

Amígdala

Uma estrutura em forma de amêndoa no lobo temporal, a amígdala lida com a formação de muitas emoções diferentes. Emoções positivas e sensações como afeto, amizade e amor são controlados por ela. Da mesma forma, a raiva, medo e agressão também são. Essa estrutura é o centro da auto-preservação em muitos animais e é ela quem aciona a sensação de bater ou fugir. A amígdala forma opiniões sobre certas informações, por exemplo, se o tigre é amedrontador ou se seu chefe é amigável. Se ela for removida, perde-se a capacidade de julgar as coisas emocionalmente.

Hipotálamo

O hipotálamo é uma estrutura que tem ligação com comportamentos motivados, como combatividade, sexualidade, regulação térmica, sede e fome. Como essas atividades são ligadas a emoções fortes, acredita-se que essa estrutura lida com emoções como raiva e prazer. Como uma extensão lógica, ela pode ativar sensações de desprazer, aversão e a necessidade incontrolável de rir. O hipotálamo lida mais com a expressão das emoções do que com sua geração, mas ela também pode gerar sentimentos de pânico e ansiedade, em certas situações.

Hipocampo

O hipocampo tem o papel principal de criar a memória de longo prazo no cérebro. Essa função de memória também se estende a interpretar memórias e estímulos. Se for lembrado que uma pessoa não foi gentil com você no passado, o hipocampo acionará partes do seu cérebro que criarão medo e repugnância, pois esses são associados à memória anterior. Sem o hipocampo, você não conseguiria lembrar-se de emoções associadas a ações e experiências passadas.

Tálamo

O tálamo é o centro de controle do sistema límbico. As ações da amídala, hipotálamo e hipocampo são transmitidas pelo tálamo. Se ele for danificado, acredita-se que o comportamento emocional mudará, devido à interconexão do tálamo com os outros setores emocionais do cérebro.

Lobo frontal

Esse setor do cérebro é parte do neopálio (o neocórtex), que é a parte recente mais evolucionária do cérebro. O lobo é responsável pela resolução de problemas, racionalidade, controle de impulsos e julgamentos. Essas qualidades permitem que ele controle as emoções selvagens que podem ser geradas pelo sistema límbico. Ele também lida com algumas emoções maiores, como altruísmo e empatia. Esse é o setor do cérebro que está mais ligado à satisfação plena, em oposição à satisfação imediata.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível