Mais
×

Quais são as partes de um conto?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você já escreveu ou está pensando em escrever um conto, é importante saber que ele contém quatro elementos: ambiente, trama, conflito e personagem. Se você entender como cada um desses elementos funciona, fará um conto eficiente e interessante.

A espinha dorsal de um conto é o conflito (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ambiente

O ambiente de um conto é onde a ação acontece. Isso inclui a locação, fenômenos meteorológicos, a vida cotidiana dos personagens e o período do dia. Por exemplo, o ambiente em "Baterbly, o Escrivão" de Herman Melville é o escritório de um advogado no centro de Manhattan, Nova York, onde os escrivães são empregados para copiar documentos todos os dias.

Trama

A trama detalha os eventos da história em ordem, inclusive o início, meio e fim. Ela tem cinco elementos: introdução, aumento da ação, clímax, diminuição de ação e resolução. A introdução revela o fundo descritivo dos personagens e do ambiente. No aumento da ação, um conflito é apresentado e a história começa a crescer. No clímax, ela chega à reviravolta e busca-se a solução para o conflito. Na diminuição de ação, os eventos ocorrem por causa do conflito, e o conflito é resolvido (ou, em alguns casos, não). A resolução é o resultado geral da trama.

Conflito

O conflito é a espinha dorsal de uma história. Sem ele, não existe história. O conflito não precisa ser necessariamente um desacordo entre dois personagens. É possível usar dois tipos: externo e interno. O conflito externo é uma luta com uma força exterior, já o interno é consigo mesmo. Um personagem lidando com um conflito externo pode estar tentando resolver um desacordo ou desentendimento com outros personagens. Um personagem com conflito interno luta contra demônios interiores para fazer uma mudança ou tomar uma decisão.

Personagem

Os personagens principais podem ser divididos em duas categorias: protagonista e antagonista. O protagonista é geralmente o herói da história, e todos os eventos principais ocorrem ao redor dele. O antagonista é o posto do protagonista ou, em alguns casos, o inimigo e pode ser um obstáculo a ser transposto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article