×
Loading ...

Quais são as partes externas e internas de um sapo?

Atualizado em 20 julho, 2017

É comum para os estudantes de biologia — geralmente no ensino médio, embora possam aprender antes — dissecar sapos. Uma razão para isso é que os órgãos de um sapo são semelhantes aos dos seres humanos. Outra razão é que os sistemas internos do animal são bastante simples para alunos jovens de biologia entenderem.

Os órgãos internos dos sapos são bem similares aos dos humanos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Partes externas

A cabeça de um sapo tem dois olhos, duas narinas, duas membranas timpânicas — orelha em forma de disco — e uma boca. Os sapos têm três pálpebras — uma superior e uma inferior, além de uma terceira usada quando o animal está debaixo d'água. O corpo tem dois braços, duas pernas e uma abertura cloacal, que excreta todos os resíduos do sapo. O braço é composto de uma parte superior e inferior, pulso, cotovelo e dedos. A perna é composta de uma parte superior e inferior, tornozelo, joelho, membrana natatória e dedos.

Loading...

Sistema circulatória e respiratório

O coração do sapo tem um átrio direito e esquerdo e um ventrículo. Uma artéria — conus arteriosus — leva sangue do coração para o sistema arterial. A pele é parte do sistema respiratório. O oxigênio passa diretamente através da pele e vai para os vasos sanguíneos dela. Debaixo d'água, os sapos respiram exclusivamente através da pele, obtendo oxigênio da água. Na terra, ele respira passando o ar através das narinas e boca para a traqueia, onde ele entra nos pulmões, enquanto respira ao mesmo tempo pela pele.

Sistema digestivo e excretório

Os sapos possuem dentes pequenos e uma língua. A língua é pegajosa e é usada para capturar presas. A presa entra na boca, vai para o esôfago e depois para o estômago. Depois do estômago, a comida passa para o intestino delgado no qual estão conectados o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Os rins, ureteres e bexiga cuidam dos resíduos líquidos, e o intestino e a cloaca dos resíduos sólidos. Tanto os resíduos líquidos quanto os sólidos são passados através da cloaca.

Esqueleto e sistema nervoso e reprodutivo

O cérebro de um sapo pode ser dividido em três partes — o prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Essas partes possuem os lóbulos olfativo, o hemisfério cerebral, os lóbulos ópticos, o cerebelo, a medula oblonga e o plexo coroide. Um sapo tem 101 nervos cranianos e 10 pares de nervos espinhais. O macho tem testículos e a fêmea tem ovários e ovidutos. O esqueleto do animal é feito de cartilagem e osso, servindo para apoiar o corpo e proteger os órgãos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...