×
Loading ...

Quais são as partes gerais de um currículo?

Antes de se preocupar com o que vestir ou tentar pensar nas respostas certas para as perguntas feitas durante uma entrevista de emprego, a pessoa deve enviar um currículo que chame a atenção de um potencial empregador. Um currículo, bem como uma carta de apresentação que possa ser exigida, é uma primeira impressão. Assim, ele pode levar a uma entrevista de trabalho ou a uma carta de rejeição. Embora possam variar, todos têm algumas partes em comum.

Prêmios recebidos ou organizações da qual a pessoa fez parte podem ser incluídos no final do currículo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Informações de contato

As informações de contato são a primeira parte do currículo que um potencial empregador vê. Elas ficam geralmente na parte superior ou no lado esquerdo da página, e devem listar o nome completo da pessoa na linha superior. As linhas seguintes devem incluir o seu domicílio permanente. O número de telefone — celular ou residencial, ou ambos, devem ser listados na mesma linha ou em linhas diferentes. No entanto, se ambos os números forem listados, deve ser indicado qual é o celular e qual é o de casa, de modo que o empregador saiba para qual número ele estará ligando.

Loading...

Educação

Normalmente, um indivíduo coloca a educação após as informações de contato. A parte da educação inclui uma lista das escolas frequentadas, treinamentos recebidos e certificações obtidas. Além disso, a parte de educação é listada em ordem cronológica, com o que for mais recente listado primeiro. Por exemplo, uma pessoa que frequentou a Universidade de São Paulo inclui o nome da universidade, juntamente com a data em que ele se formou, seu curso e diploma. Se a pessoa ainda estiver na faculdade, então ela inclui a data prevista para a formatura. No entanto, se o indivíduo não frequentou a faculdade, ela pode listar seu diploma do Ensino Médio.

Histórico profissional

A seção do histórico profissional é por vezes referida como experiência de trabalho. Essa parte do currículo é composta pelas empresas para as quais o indivíduo trabalhou. Geralmente, as datas de emprego, cargos e obrigações são indicadas após o nome do empregador. Estágios e experiência militar ficam listados nessa área, em ordem cronológica, com as mais recentes primeiro.

Habilidades

Habilidades, também chamadas de qualificações, são listadas. Essa seção deve incluir as habilidades que a pessoa tem e que o empregador espera que o candidato tenha. Por exemplo, se o empregador estiver procurando boas habilidades de comunicação para um trabalho como secretária, então o indivíduo deve incluir essa habilidade — se for verdade — na seção de habilidades. Além disso, a pessoa deve incluir habilidades técnicas, por exemplo habilidade com software de computador, ou facilidade de trabalhar em equipe.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...