Mais
×

Quais são os pássaros que comem abelhas?

Atualizado em 28 fevereiro, 2018

Apesar de suas defesas com ferroadas, as abelhas são um alimento comum para algumas aves.

O mockingbird do norte pode se alimentar de abelhas durante o verão (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Detalhes sobre a dieta

As aves que comem abelhas seriam classificadas como insectívoras — criaturas que se alimentam de insetos — apesar de várias só fazerem isso ocasionalmente, preferindo os insetos oportunisticamente ou sazonalmente como parte de um menu diversificado. O mockingbird do norte, por exemplo, incluí as abelhas em sua dieta de verão que é centrada em insetos; no outono e inverno, esse imitador de cantos passa a comer frutos.

Requerimentos

Abelhas são pequenos alvos móveis, logo a maioria das aves que caçam elas também são pequenas e ágeis — embora muitas espécies as matam por acaso.

O próprio nome já diz

Provavelmente a ave caçadora de abelhas mais famosa são as chamadas Abelheiras. Esses pássaros de coloração notável e bico longo agarram-nas com a asa, sendo a abelha doméstica provavelmente a iguaria preferida. Uma publicação, considerando 20 estudos de 16 especies de abelheiros, mostrou que de 20 a 96% das dietas desses pássaros são constituídas de formigas, vespas e abelhas, sendo que dessas ultimas, as abelhas domésticas são a presa mais comum.

Outro especialista

Na América do Norte, existem alguns pássaros que também são tão eficientes em caçar abelhas. Como o abelheiro, o Piui-boreal pega os insetos em voo, enquanto o sanhaçu-vermelho se alimenta de abelhas (e vespas) tanto na faixa norte de verão como nas terras de inverno na América do Sul e Central.

Um camarada polinizador

O beija-flor-de-pescoço-vermelho é bem conhecido por se banquetear com o néctar das plantas com flores, mas ele também come pequenas abelhas — talvez as encontradas na mesma fonte de alimento — quando a oportunidade chega, além de outros insetos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article