Quais os perigos do álcool?

Escrito por darlene zagata | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os perigos do álcool?
O álcool é uma das mais perigosas drogas (Stephen Mcsweeny/www.123rf.com)

O consumo excessivo de álcool pode afetar a vida de uma pessoa de várias maneiras. O álcool pode ser destrutivo à saúde física, mental e emocional, podendo até mesmo afetar os relacionamentos pessoais. O álcool causa dependência e pode levar a pessoa a um perigoso caminho.

Outras pessoas estão lendo

Características

As pessoas tendem a ver o álcool de uma maneira aceitável, mas o fato é que o álcool, ainda que legalizado, é uma droga que causa dependência, de forma que as pessoas usam e abusam todos os dias. O consumo de álcool é motivado por várias razões, como alívio do estresse, escape dos problemas e para se encaixar em grupos e situações sociais. Os adolescentes podem começar a beber por influência dos amigos. Outros bebem porque estão viciados.

Função

O álcool aumenta o risco para várias condições de saúde, como doenças cardíacas e hepáticas. O álcool age diretamente no sistema nervoso central, diminuindo a função cerebral. Com o tempo, o consumo excessivo de álcool pode destruir células cerebrais, resultando em vários graus de lesão cerebral.

Efeitos

O álcool afeta o comportamento das pessoas. Algumas, por exemplo, se tornam mais violentas e isso pode levar a um aumento na criminalidade. As pessoas experimentam a diminuição no nível de alerta metal ao beber, e podem tomar más decisões. O álcool entorpece os sentidos e altera a percepção das situações e do ambiente, além disso, ele também afeta a memória.

Considerações

O álcool geralmente gera desinibição nas pessoas, podendo levar a um comportamento promíscuo. As pessoas podem ter múltiplos parceiros sexuais, o que pode levar a um risco aumento de doenças sexualmente transmissíveis. Mulheres que engravidam podem transmitir as doenças aos seus filhos. Mulheres que bebem durante a gravidez podem ter bebês com defeitos congênitos devido à síndrome alcoólico fetal.

Significância

As pessoas que bebem álcool e dirigem arriscam as vidas de si mesmo e das outras pessoas, elas não são capazes de dirigir com as faculdades mentais e físicas normais. O álcool afeta a coordenação, as habilidades motoras e o julgamento. Uma pessoa que tenha consumido mesmo uma pequena quantidade de álcool terá reflexos e tempo de reação mais lentos do que uma pessoa que não tenha consumido álcool. Muitas vidas são perdidas todos os anos devido a motoristas bêbados.

Potencial

As pessoas geralmente sofrem lesões físicas após o consumo excessivo de álcool. A diminuição da coordenação e atenção pode causar perda de equilíbrio e visão dupla, o que pode levar a quedas e outros acidentes. A perda da consciência pelo álcool pode levar a traumas na cabeça e outras condições sérias. Essa perda de consciência pode também ocorrer quando a pessoa está dirigindo, o que leva a acidentes.

Advertência

O álcool pode causar problemas na vida familiar e no trabalho. Pessoas que sofrem de alcoolismo podem ter dificuldades em se manter no emprego. Relacionamentos com amigos e a vida amorosa podem sofrer com a bebedeira excessiva. Os relacionamentos familiares podem se tornar desgastados. Filhos de pais alcoólatras geralmente sofrem de baixa auto-estima e desordens emocionais como a ansiedade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível