Mais
×

Quais os perigos de se armazenar gasolina?

Atualizado em 18 julho, 2017

A maioria de nós conhece alguém que guarda uma ou duas latas de gasolina na garagem, seja para emergências ou para usar em equipamentos específicos. Mas o que a maioria não conhece são os perigos associados a armazenar substâncias inflamáveis em casa. A cada ano, ocorre cerca de quinhentas mortes e milhares de ferimentos atribuídos ao uso incorreto e o armazenamento impróprio de gasolina.

A gasolina deve ser armazenada apropriadamente (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Vapores

O maior fator de risco em se armazenar gasolina em casa não é o líquido em si, mas sim os vapores que ele produz. Esses vapores são quatro ou cinco vezes mais densos que o ar ao nosso redor. Isso significa que eles se concentram mais embaixo, se espalham mais e são mais concentrados que o ar que respiramos, permitindo a eles chegarem mais facilmente às fontes de ignição. Quando misturados em uma certa proporção entre gás e oxigênio, o vapor de um copo de gasolina tem o poder explosivo de aproximadamente dois quilos de dinamite.

Fontes de ignição

Qualquer fonte de calor pode ser uma potencial ignição para um incêndio causado por vapores de gasolina. O tipo de fonte de ignição mais comum são cigarros, chamas piloto e faíscas de motores de eletrodomésticos ou interruptores.

Recipientes impróprios

Um dos motivos mais comuns de vazamentos de gasolina que podem resultar em incêndios é um recipiente inapropriado. A gasolina nunca deve ser guardada em recipientes de plástico fino, como jarros de leite. Esses plásticos não foram feitos para suportar as propriedades corrosivas da gasolina e se deteriorarão com o tempo. Recipientes de vidro também não são recomendados, pois podem se quebrar na medida com que os vapores se expandem.

Um recipiente apropriado deve ser vermelho, ter GASOLINA claramente escrito nele, duas tampas bem apertadas e um selo de aprovação de uma agência de segurança.

Uso incorreto

Um grande número de ferimentos e mortes relacionados à gasolina acontece por causa do uso incorreto do produto. A gasolina foi criada para abastecer motores, e esse é o único propósito a qual deve ser utilizada, nunca como solventes de limpeza, pesticida ou acendedor de fogueiras. Usar a gasolina para qualquer outro propósito pode resultar em ferimentos graves e até a morte.

Mantenha longe de crianças

Muitos incêndios de gasolina podem ser causados acidentalmente por crianças desavisadas sobre os perigos da gasolina e de seus vapores inflamáveis. Crianças brincando com ou ao redor de latas de gasolina podem facilmente virá-las ou se aproximar delas com alguma fonte de ignição, dando início a um incêndio ou uma explosão.

Pesquisadores da academia americana de pediatria estimam que, nos EUA, cerca de 42 mil das visitas de crianças aos hospitais se devem a ferimentos relacionado com a gasolina. Queimaduras e a inalação não são as únicas preocupações -- muitas crianças são tratadas ou morrem por ingerirem a gasolina também.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article