×
Loading ...

Quais são os perigos da carne de porco crua?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora seja possível comer alguns alimentos crus, como carne de vaca e certos tipos de frutos do mar, comer carne de porco crua pode ser perigoso. Para garantir que você não fique doente como resultado da ingestão dessa carne crua, é essencial cozinhá-la e não deixar os líquidos crus da carne contaminar a cozinha.

Cozinhe adequadamente a sua carne suína de modo que seja seguro comê-la (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Trichinella spiralis

Às vezes, o parasita Trichinella spiralis pode ser encontrado na carne de porco crua. Embora cozinhar a carne infectada com o parasita possa matar e remover o perigo, comer até mesmo uma pequena quantidade infectada pode fazer com que a pessoa fique doente. Embora esse parasita seja encontrado com mais frequência em porcos selvagens, ele também pode hospedar em porcos caseiros.

Loading...

Triquinose

Triquinose é a doença geralmente contraída por pessoas que consomem carne crua infectada com o parasita Trichinella spiralis. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, há cerca de 10 mil casos de triquinose todos os anos no mundo inteiro. Os primeiros sintomas são normalmente problemas gastrointestinais, como diarreia e vômitos, e eles começam cerca de uma a duas semanas após o consumo da carne de porco crua infectada. Cerca de duas semanas depois de ter comido a carne, uma pessoa pode ter mais sintomas, como dores de cabeça, febre, fadiga, dores nas articulações e tosse. Os sintomas geralmente desaparecem dentro de cerca de oito semanas.

Preparação adequada

Cozinhar carne de porco crua corretamente pode ajudar a garantir que você não se infectará com a triquinose. Cozinhe a carne de modo que ela atinja uma temperatura interna que seja elevada o suficiente para matar o parasita, mas não tão alta para tornar a carne seca e bem passada. O parasita é morto em cerca de 58 ºC; mas, para garantir a eliminação, os especialistas recomendam cozinhar a carne de porco a 68 ºC ou 70 ºC. Use um termômetro de carne para verificar a temperatura interna.

Evitando a contaminação

Mantenha o seu espaço de trabalho limpo para que os líquidos da carne de porco não contaminem sua cozinha. Lave bem as mãos depois de manipular a carne crua e limpe as tábuas de corte, utensílios e outros itens que tiverem tocado a carne com água quente e sabão. Se estiver cozinhando mais de um prato ao mesmo tempo, não use os mesmos utensílios que foram utilizados com a carne de porco crua para os outros itens.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...