Quais são os perigos de comer muitos doces?

Escrito por teresa fort | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos de comer muitos doces?
O açúcar em excesso causa estragos nos sistemas do nosso corpo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ter uma queda por doces é extremamente perigoso para sua saúde, de acordo com Nancy Appleton, autora de "Lick the Sugar Habit" (ver Recursos). Um norte-americano consome 22 colheres de açúcar diariamente — que são constituídas de 335 calorias vazias e prejudiciais. Em 2009, a Associação Americana do Coração publicou novas orientações dietéticas, incentivando as pessoas a limitar a ingestão de açúcares. No entanto, não é fácil parar de consumir doces, especialmente em nossa cultura, já que uma grande quantidade dos alimentos nas prateleiras dos supermercados é carregada desse ingrediente.

Outras pessoas estão lendo

Se soubéssemos antes

Há algum tempo, nós simplesmente nos preocupávamos com o açúcar causando cáries — o que ele causa. Mesmo com uma higiene super atenciosa, quantidades excessivas de açúcar promovem um terreno fértil perfeito para as bactérias na boca. Hoje, somos confrontados com preocupações mais graves de saúde sobre o açúcar. Os açúcares refinados demonstraram exacerbar uma série alarmante de doenças, de acordo com o site Mayo Clinic.

Consumindo calorias vazias

Os aspectos de má nutrição são acelerados pela ingestão de açúcares refinados, tais como biscoitos, bolos, doces, cereais, sorvetes e refrigerantes. O consumo desses alimentos altamente processados eventualmente diminui o desejo de uma pessoa de comer alimentos saudáveis. O açúcar refinado é viciante e não contém nada de nutrientes — mais importante, ele carece de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Nem todos os açúcares são iguais e comer uma laranja é muito diferente de comer um donut. Ambos contêm quantidades substanciais de açúcar, mas a laranja também contém vitaminas essenciais, minerais, nutrientes e fibras muito necessárias, e o donut é meramente uma massa vazia de calorias. Escolher o tipo de doces que você comerá (naturais ou processados) é importante para a saúde.

Quais são os perigos de comer muitos doces?
As frutas são cheias de açúcar, mas elas fornecem ao corpo muitos nutrientes necessários (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

O verdadeiro culpado

O consumo de açúcar é um fator importante na saúde em declínio dos cidadãos norte-americanos e a principal causa da obesidade, conclui o Dr. Robert H. Lustig da Universidade da Califórnia, São Francisco. O excesso de açúcar pode não só causar a deterioração dos dentes, mas também elevar a pressão arterial e os níveis de colesterol ruim, causar doenças cardíacas e diabetes, suprimir o sistema imunológico, promover o envelhecimento prematuro, perturbar as funções metabólicas, alimentar as células cancerígenas e deixá-lo gordo — para citar apenas algumas das principais consequências de comer muitos doces.

Não coma a sobremesa primeiro

Se você é compelido a consumir açúcar apesar dos riscos para a saúde, coma-o com moderação e nunca sozinho; é melhor acompanhar alimentos doces com uma refeição substancial e nutritiva.

Quais são os perigos de comer muitos doces?
Desfrute de uma refeição saudável antes de se entregar à sobremesa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível