Mais
×

Quais são os perigos da desvalorização da moeda?

Atualizado em 17 abril, 2017

Desvalorização da moeda é uma redução no valor do dinheiro de um país no mercado externo. A força de dinheiro pode flutuar de forma independente ou intencionalmente, de acordo com o sistema de troca em vigor. Desde 1973, os Estados Unidos optaram por deixar o seu aumento ou diminuição da moeda ocorrer sem interferência do governo. Independentemente da causa, a desvalorização da moeda pode ser economicamente prejudicial em muitos aspectos.

A desvalorização da moeda pode afetar a economia do mundo todo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Processo

A moeda se valoriza ou desvaloriza baseada no sistema em vigor. Existem dois sistemas: taxa fixa e taxa variável. Sob um sistema de taxa fixa, apenas o governo pode alterar o valor da moeda. A maioria dos países industrializados, incluindo os Estados Unidos, depende de um sistema flutuante. Com taxas de câmbio flutuantes, as moedas perdem ou ganham valor com base na demanda em diferentes mercados mundiais.

Inflação

Se um país desvaloriza sua moeda, outros países são capazes de importar seus produtos a um preço mais barato. No entanto, isso aumenta o custo de importação de bens e aumenta a demanda por produtos domésticos. Por sua vez, isso estimula a inflação, que é o aumento geral dos preços em toda a economia de um país, porque a demanda por bens e serviços excede a oferta. As pessoas se aproveitam disso, cobrando preços mais altos sabendo que os compradores pagarão, gostem ou não disso. Isso é prejudicial para os consumidores, especialmente se os seus rendimentos não aumentarem como forma de compensação.

Efeitos psicológicos

Enquanto uma moeda forte é bom para a imagem de um país, moeda desvalorizada pode ter o efeito oposto. Conforme a moeda de um país perde valor, sua economia dá a impressão de estar fraca, o que afeta seu crédito. Quando isso acontece, os investidores podem ficar apreensivos em colocar seu dinheiro nessa economia. O resultado final é que o país com moeda desvalorizada terá dificuldades em angariar investidores estrangeiros.

Reação em cadeia

A desvalorização da moeda pode desencadear um efeito dominó de depreciação. Os comerciantes estrangeiros podem sentir que suas indústrias de exportação estão ameaçadas. Para evitar que isso aconteça, outros países podem desvalorizar suas moedas também. O Federal Reserve Bank de Nova York se refere a isso como uma política de "mendigar o próximo". O resultado final é a instabilidade econômica geral. O Fundo Monetário Internacional foi criado para ajudar o comércio moderado entre os países e evitar desvalorizações sucessivas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article